Resumo bioetico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4815 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO: O artigo apresenta a discussão sobre a bioética ambiental no Brasil. Parte da vocação naturalmente ambientalista do país pela riqueza de sua biodiversidade e da possível contribuição que o país poderá oferecer, em foros internacionais, sobre a íntima relação entre proteção do meio ambiente e justiça social, por ser um desafio que terá que enfrentar. Um primeiro tema importante é adiscussão sobre biodiversidade natural e cultural. Correspondente à perda de biodiversidade natural existe um desaparecimento da diversidade cultural na maneira do ser humano inserir-se na natureza. O Brasil detém um rico e diversificado manejo tradicional dos recursos naturais em harmonia com o correspondente ecossistema natural. Essa biodiversidade cultural está sendo destruída pela introdução daagricultura extensiva tecnificada do agro-negócio que não constrói modelos agrícolas em interação com o ecossistema local, impondo modos homogêneos de produção a regiões completamente diferentes. Essa questão pede a discussão sobre o que é desenvolvimento sustentável. Por ter ficado um conceito vago foi identificado com progresso material e medido com critérios econômicos. A impossibilidade deprecificar bens comuns e duradouros da natureza e a introdução do Índice de desenvolvimento humano significaram uma correção desse reducionismo economicista e uma tentativa de entender a sustentabilidade em termos ecológicos mais amplos. Essa preocupação aponta para o movimento social conhecido como Justiça ambiental que denúncia que o ônus ambiental recai sempre sobre as populações marginalizadas dasociedade, colocando em perigo a sua vida e a sua saúde. Isso representa uma injustiça ambiental. Essa constatação obriga a uma visão ecossistêmica da saúde, na qual as condições de vida do meio ambiente fazem parte da própria compreensão de saúde. Essa visão integral está presente no movimento pela promoção da saúde e na luta por ambientes urbanos saudáveis

PALAVRAS-CHAVE: Bioética, Biodiversidade,Desenvolvimento Sustentável, Justiça ambiental, Saúde ambiental.

Introdução

A crescente consciência e preocupação pelo aquecimento global colocaram as questões ambientais na agenda das discussões políticas internacionais e nas cláusulas dos acordos globais. A consciência de que a crise ambiental é global, leva à necessidade de respostas planetárias. Nenhuma nação poderá responderisoladamente aos seus desafios ecológicos. São necessários acordos globais, promovidos pelo conjunto das nações, sob a égide da ONU.
Alguns países têm um protagonismo maior na solução da crise ambiental, devido à responsabilidade pelas causas ou por soluções minimizadoras dos efeitos. O Brasil, detentor da maior floresta tropical, da maior biodiversidade do planeta e possuidor de grandes reservas deágua doce, é certamente um desses países. Essa riqueza natural aumenta a sua responsabilidade e peso político nas discussões internacionais sobre as mudanças climáticas. O país precisa assumir sua quota de responsabilidade interna na defesa do meio ambiente e frente à injusta distribuição das riquezas e dos ônus ambientais.
A vocação naturalmente ambientalista e a secular situação de injustiçasocial, candidata o Brasil a discutir, nos foros internacionais, a íntima relação entre proteção ambiental e justiça social. O país possui uma das legislações mais avançadas em proteção ambiental, mas sua cultura jurídica é pródiga em criar leis, relapsa e, às vezes, corrupta em exigir o seu cumprimento. Por isso, multiplica-se o descaso pelo meio ambiente e suas implicações sociais, e os crimesecológicos acontecem com pouca reação das autoridades por falta de vontade política e de condições para agir com eficácia. Por outro lado, o Brasil desenvolveu tecnologias para a geração de energia, como hidrelétricas e o etanol de cana de açúcar, que podem ajudar na diminuição da emissão de carbono na atmosfera.
A Conferência Mundial sobre Meio Ambiente de 1992 foi um acontecimento que despertou...
tracking img