Resumo Bilbao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1436 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
PRÉVIA
Bilbao é um município e cidade da comunidade autonoma do País Basco, na Espanha. A conubação (unificação urbana de duas ou mais cidades por conta do crescimento geográfico) onde está localizada se estende ao longo da ria de Bilbao (desembocadura do rio que dá origem ao rio Nervión e ao rio Ibaizabal), e do rio Nervión.
O núcleo urbano é rodeado por duas cadeias de montanhas, e osprincipais municípios limítrofes são Sondica (Norte), Zamudio (Nordeste), Echévarri (Leste), Basauri (Sudeste), Arrigorriaga (Sul), Alonsótegui (Sudoeste), Baracaldo (Oeste) e Erandio (Noroeste), sempre foi um centro comercial importante devido à sua atividade portuária. Ao longo dos séculos XIX e XX ocorreu forte industrialização com o início da exploração metalúrgica que a transformou na região maisindustrializada da Espanha, esse desenvolvimento foi acompanhado por uma explosão demográfica e urbanística.
Após este período a cidade vem perdendo seu caráter industrial , para se tornar uma cidade de serviços que se encontra em um processo de revitalização estética, social e enconomica.

HISTÓRIA
Bilbao foi uma das primeiras vilas do País Basco que nasceram do grande impulso do século XIVonde 70% das vilas desta região foram formadas. D. Diego Lopez de Haro fundou a Vila Bilbao mediante uma carta fundacional assinada pelo rei Fernando IV de Catela, e uma segunda carta consolidou ainda mais o poder comercial da vila na Idade Média.
Na idade moderna após a aprovação da instituição dos direitos trabalhistas e um forte crise econômica na Espanha houve a divisão entre mercadores eproprietários rurais, com interesses opostos, que culminou em tentativas de incendio e fortes repressões.
Na idade contemporânea após ser tomada pelos franceses teve a possibilidade de ser uma área anexada totalmente à França. Bilbao foi um dos principais palcos da Primeira Guerra Carlista (na Espanha com os partidários absolutistas de Carlos María Isidoro de Bobón, os carlistas; e os partidáriosliberais de Isabel II) passando pela Segunda e Terceira Guerra dos Carlistas posteriormente, e apesar dos conflitos desenvolveu-se economicamente entre os seculos XIX e XX quando se consolidou como centro economico do País Basco. Durante esse período recebeu várias empresas siderúrgicas e empresas privadas, e ao mesmo tempo a cidade foi modernizada com avenidas ajardinadas, alamedas e novo ensanche(forma de urbanismo, onde um terreno urbano é dedicado a novas construções fora de uma localização principal) .
Após a guerra civil e a ditadura franquista a cidade retomou seu crescimento econômico acompanhado por um constante crescimento demográfico, e estabeleceu uma monarquis parlamentar na transição e após voltaram a haver eleições democráticas.
Desde meados da década de 1990 que a urbevive um processo de desindustrialização devido à crise que afetou o setor metalúrgico nos anos 1980. A transformação numa cidade de serviços foi apoiada em investimentos em infraestruturas e regeneração urbana, que começou com a inauguração do Museu Guggenheim Bilbao, continuou com o Palácio Euskalduna, a Ponte Zubizuri, o metropolitano e os elétricos, a Torre Iberdrola e o plano de desenvolvimentode Zorrozaurre, entre muitos outros. Associações apoiadas pela administração, como a Bilbao Metrópoli-30, ou a Bilbao Ría 2000, fundada em 1992, encarregaram-se da organização e supervisão de muitos desses projetos.
HIDROGRAFIA
O principal sistema fluvial (rios) é também a artéria hidrográfica do País Basco, constituídas pelos rios Nérvon e Ibaizábal que se unem na passagem pelo município deBasauri (a ria Bilbao). Possui 15 km de cumprimento e sofreu a ação do homem em muitas ocasiões, como na dragagem do seu fundo, na construção de molhes em ambas as margens e sobretudo no canal de Deusto, um braço de água artificial escavado entre 1950 e 1968 que tinha como função facilitar a navegação por ajudar a evitar as curvas do curso natural, o projeto foi interrompido quando faltavam 400...
tracking img