RESUMO BIBLIOGRAFICO DAS PRINCIPAIS PERSONALIDADES DA ROB TICA

2384 palavras 10 páginas
RESUMO BIBLIOGRAFICO DAS PERSONALIDADES QUE CONTRIBUIRAM PARA O DESENVOLVIMENTO DA ROBÓTICA: KAREL CAPEK, ISAAC ASIMOV, JOSEPH ENGELBERGER, GEORGE DEVOL, JACQUES DENAVIT & RICHARD HARTENBERG.

ROBÓTICA (PÓS-GRADUAÇÃO)

Prof.: Dr. Marcelo Nicoletti Franchin
Aluno: Wenderson Nascimento Lopes

BAURU - SP
Março - 2015

Resumo - O termo Robótica foi pela primeira vez usado pelo Checo Karel Capek (1890-1938) numa Peça de Teatro - R.U.R. (Rossum's Universal Robots) - estreada em Janeiro de 1911 (Praga). Foi mais tarde popularizado pelo escritor de Ficção Cientifica Isaac Asimov, na sua ficção "I, Robot" (Eu, Robô), de 1950. Neste mesmo livro, Asimov criou leis, que segundo ele, regeriam os robôs no futuro: as Leis da robótica. O primeiro robô ativo no mundo foi o UNIMATE (um robô industrial criado por Devol&Engelberger em 1961), quando a robótica decolou, mas o maior avanço na robótica foi quando Denavit e Hartemberg desenvolveram modelagens matemáticas, os chamados parâmetros Denavit-Hartenberg (também chamados parâmetros DH) são os quatro parâmetros associados a uma convenção especial para a fixação de quadros de referência para os elos de uma espacial cadeia cinemática ( equação do robô).

Objetivo
O objetivo do trabalho é apresentar um resumo biográfico das seguintes personalidades: Karel Capek, Isaac Asimov, Joseph Engelberger, George Devol, Jacques Denavit e Richard Hartenberg, ressaltando suas contribuições para a área de robótica.

Introdução
Os primeiros robôs criados pelo homem foram na ficção, em peças de teatro e historias imaginarias, mas que representavam o idealismo humano de criar robôs para facilitar seu dia a dia, mas nessa época, era apenas ficção, algo dito impossível de ser real.
A iniciativa de se construir um robôs começou a tomar força no início do século XX com a necessidade de aumentar a produtividade e melhorar a qualidade dos produtos. É nesta época que o robô industrial encontrou suas primeiras aplicações, o patriarca da

Relacionados

  • Relações Interpessoais e suas influências na criatividade no trabalho
    30355 palavras | 122 páginas
  • Anthony Seeger Os Indios E N S 3
    70047 palavras | 281 páginas
  • Manual De Direitos Humanos
    273547 palavras | 1095 páginas