Resumo behaviorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (650 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo: O Behaviorismo

O Behaviorismo, no início era uma tendência teórica que estudava o comportamento. Originou-se em 1913 em um artigo de John B. Watson.

Na época Watson defendia umaperspectiva funcionalista para a Psicologia, qual o comportamento deveria ser estudado como função de certas variáveis do meio: as respostas eram tidas de acordo com os estímulos dados.

Hoje oBehaviorismo dedica-se ao estudo das interações entre o indivíduo e o ambiente, entre as ações do indivíduo (suas respostas) e o ambiente (as estimulações).

O homem começa a ser estudado a partir de suainteração com o ambiente, sendo tomado como produto e produtor dessas interações.

Sucessor de Watson, B.F. Skinner (1904-1990) defendeu o chamado Behavorismo radical, filosofia da ciência docomportamento por meio da análise experimental do comportamento, que tem influenciado muitos psicólogos americanos e outros vários países, como o Brasil.

A base da corrente skinneriana está na formação docomportamento operante.

Tipos de comportamento para o Behaviorismo:

1) Comportamento Reflexo ou Respondente

2) Comportamento Operante

O comportamento reflexo ou respondente é ousualmente chamado de “não-voluntário” e incluiu as respostas que são produzidas por estímulos antecedentes do ambiente que independem de aprendizagem. Exemplo: arrepio da pele quando um ar frio nos atinge.Já o comportamento operante, teorizado por Skinner no início dos anos 30, que segue abaixo, abrange um leque amplo de atividades humanas.

“Inclui todos os movimentos de um organismo dos quais sepossa dizer que, em algum momento, têm efeito sobre ou fazem algo ao mundo ao redor. O comportamento operante opera sobre o mundo, por assim dizer, quer direta, quer indiretamente”.

Exemplos decomportamento operante: escrever uma carta, tocar um instrumento.

Segundo o comportamento operante, o que propicia a aprendizagem dos comportamentos é a ação do organismo sobre o meio e o efeito...
tracking img