RESUMO BANNIARD Michel A Alta Idade M dia Ocidental

1234 palavras 5 páginas
RESENHA DE A ALTA IDADE MÉDIA OCIDENTAL
A alta Idade Média ocidental retrata a formação dos territórios e povos desde os últimos anos do império romano até a formação dos povos no começo da Idade Média, mostrando como foi a formação de muitos povos da região central europeia, África, e algumas partes do oriente, principalmente as áreas de dominação do império bizantino, retratando também a influência religiosa, cultural e ideológica daqueles povos, trazendo para seu contexto fatores como a forma e dominação de muitos territórios.
Michel Banniard foi um professor da universidade Toulouse-Le Miraile Diretorde EstudosemEPHE em 2004, Seção de Ciências Históricas eFilológicas, sendo grande pesquisador da origem das línguas românicas e a origem latina da Idade Média, dando a este tema uma abordagem mais complexa do quegeralmente éensinado.
Quando a Idade Média começa e quando termina? Em que ponto ela rompe com a Antiguidade para poder arrebatar a historia da humanidade. Estudado as historias de certas civilizações vemos que esta separação não foi tão brusca assim. Podemos observar certas rupturas no momento em que as civilizações da Antiguidade deixam de falar o latim, processo este que não foi instantâneo, aonde certas características de uma época vão desaparecendo ou sendo modificas e aparecendo outras, atingindo todas as classes sociais e políticas.
Por volta de 458 um poema de um poderoso aristocrata chamado Sidonio Apolenário (BANNIARD, 1980: p 17) revela bem como estava frágil a situação do império nesta data. Os bárbaros, forçando cada vez mais as fronteiras romanas, sempre que as forças defensivas do estado se mostravam fragilizadas, atacando principalmente os aristocratas e abastados, sem dúvida um incômodo constante para o Império Romano Ocidental, embora para os menos favorecidos eles representassem uma fuga dos pesados impostos cobrados pela máquina administrativa romana.
No decorrer do século V ocorre uma imposição do poder bárbaro que começa a agir

Relacionados

  • Fichamento
    81598 palavras | 327 páginas
  • Pensar a Comunicação - Wolton, Dominique
    161499 palavras | 646 páginas