Resumo atoderedigir

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (266 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ao iniciar a composição de um texto, o autor já deve ter em mente, o seu desenvolvimento e sua conclusão, e a partir do momento em que o autor faz esseplanejamento de forma correta, já é possível dar o início à produção textual.
A argumentação deve ser iniciada com a tese, ou seja, a apresentação da idéiaa ser defendida ao longo do texto, depois pode ser feita a introdução, situando o tema no assunto abordado. Após a apresentação da tese, deve ser feita aargumentação, com o fim de provar o que já foi exposto anteriormente. E então deve ser apresentada a antítese, que é um contra-argumento ao que foi dito naparte anterior. Por fim, deve-se fazer a síntese, que retoma as argumentações do texto e reafirma a tese.
Existem diversas formas de se argumentar, iremosanalisar 3. A primeira é a argumentação dialética, onde expomos a tese, apresentamos os argumentos, depois os contra-argumentos, e por final a síntese. Asegunda é a argumentação com concordância parcial, onde fazemos uma declaração, que iremos confirmar ao longo do texto, chamada preposição, depois aconcordância parcial, que é a abertura a uma opinião divergente, logo após, fazemos a refutação, que é uma argumentação contra as idéias defendidas anteriormente ereforça a feita inicialmente, e a conclusão, que é apenas a reafirmação da preposição. A terceira, e última, é o debate oral, onde primeiramente são expostasduas opiniões divergentes, depois é feito o debate entre as duas idéias, e finalmente é dada uma conclusão que é a reprodução da idéia que prevaleceu.
tracking img