Resumo : as origens do pensamento grego.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (694 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo : As origens do pensamento Grego.

No livro As origens do pensamento grego, o autor Jean Pierre Vernant fala da história da Grécia Antiga que foi marcadamente caracterizada por inúmerasinvasões, contato direto com o Oriente, fases de desenvolvimento e retrocesso. Esses fatores desencadearam no surgimento do pensamento filosófico.
A queda do sistema palaciano Micênico, herdado doscretenses, mas que ganhou uma forma própria, é decisivo para a quebra do equilíbrio soberano do anáx, o rei. O palácio era responsável e dominava todos os âmbitos a vida do povo aqueu: do setor econômicoao religioso, do político ao militar, ou seja, todos os setores da vida social de seu povo. Gerando, entretanto, constante dependência.O rei tinha o apoio direto dos seus subordinados: os escribas,funcionários reais, etc. que garantiam todos os desejos do Rei por por todo o seu território.
Com as invasões dóricas o rei não tem mais poder de controle. A queda desse sistema divide a sociedade ecria-se um confluto entre ea aristocracia, rica e dona das terras, com os aldeães, pobres e trabalhadores da terra. É apartir desses conflitos que vai haver uma desorganização e uma reflexão moral,inicia-se primeiros sinais de discussão , debate, enfim de política.
Apartir dali,na cidade a atividade política se tornará a vida dos cidadãos quando a palavra se torna arma poderosa nas decisões davida social. Agora o grande centro da polis é a Ágora e é nela que são debatidos, discutidos os assuntos de interesse popular.
Nessa realidade, em que a vida do grego é levada a público, a palavrase torna por excelência uminstrumento político. Da autoridade do Estado, do meio de comando e domínio será a arma principal. É a palavra o encontro das contradições, a argumentação, o debate. Exige apeithó, a persuasão, assim aquele que melhor persuadir, apresentando melhores argumentos vencerá. A arché, o comando, dependerá da palavra, da persuasão, do debate entre opostos. O logos assume uma...
tracking img