Resumo as metamorfoses da questão social uma crônica ao salário

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (822 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Castel (1998), em seu livro "As metamorfoses da questão social: uma crônica do salário", faz uma excelente reflexão sobre a questão da assistência que nos auxilia a compreender o modo como serãoestruturadas as práticas voltadas para as pessoas com deficiência a partir do final da Idade Média.

A assistência abrange, segundo o autor, um conjunto diversificado de práticas que, no entanto,possuem uma estrutura comum determinada pela existência de certos grupos carentes e pela necessidade de atendê-los. Trata-se de entender de que modo surge esta "necessidade" de atendimento no âmbito dadeficiência, uma vez que a assistência não será oferecida a todas as pessoas, indiscrimi-nadamente. Foi preciso definir alguns critérios para o recebimento da assistência: o primeiro seria o do"pertencimento comunitário" que vincula a assistência à condição de ser membro do grupo, rejeitando assim os "estrangeiros".

Quer se trate de esmolas, de abrigo em instituição, de distribuições pontuais ouregulares de auxílio, de tolerância em relação à mendicância etc., o indigente tem mais oportunidades de ser assistido à medida que é conhecido e reconhecido, isto é, entra nas redes de vizinhança queexpressam um pertencimento que se mantém em relação à comunidade (Castel, 1998, p.85).

Um segundo critério era o da "inaptidão para o trabalho", a partir do qual a assistência era fornecida paraaqueles carentes incapazes de suprir sozinhos suas necessidades através do trabalho. Para Castel (1998), o pobre que mais mobilizava a caridade era aquele que exibia em seu corpo o sofrimento humano, aincapacidade física, a doença - de preferência incurável -, ou seja, aquelas doenças e incapacidades insuportáveis ao olhar eram as que garantiam a assistência.

A possibilidade de receberassistência estava, portanto, diretamente vinculada a esses dois vetores - o pertencimento comunitário e a inaptidão para o trabalho. Dessa forma, recebiam assistência aquelas pessoas moradoras da comunidade...
tracking img