Resumo - As Leis da Quinta Discplina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (804 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de setembro de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
As Leis da Quinta Disciplina
O pensamento sistêmico tem grande importância em diversos fatores que serão abordados. Normalmente em problemas acontecidos no nosso cotidiano como também empresariais.O primeiro deles são as soluções que apenas deslocam o problema de uma parte para a outra que não foi detectada. Isso implica na aparição de um novo problema futuramente, no entanto, o certo é asolução que eliminará o problema do sistema, sem que ele retorne ou gere um novo. Como exemplo toma-se a implantação das UPP’s no Rio de Janeiro onde o intuito é acabar com o tráfico na favela, porém oproblema se espalhará a demais regiões que não estão afetadas, sendo assim esse se caracteriza como uma atitude tomada por um pensamento não sistêmico.
Outro fator abordado é que a insistência gera aresistência, explicitando o feedback de compensação, no qual um fator compensa o outro, as vezes até mesmo causa impedimento. Como exemplo, é quando o produto de uma empresa perde mercado de repente,com isso ela faz um marketing forte, o que talvez recupere as vendas do produto temporariamente, mas custou caro para a empresa o que resulta no outro lado da balança. Portanto, quando determinado fatornão produz o resultado somos induzidos a insistir, sem enxergar que estamos incluindo ainda mais obstáculos.
O comportamento de uma tomada de decisão pode ser melhorado a primeiro principio, porémdepois pode piorar. Caso não seja tomada de maneira sistêmica, muitas vezes até mesmo que o problema tenha sido definitivamente resolvido, depois de algum tempo pode retornar ou surgir um novo problema,ainda pior. Esse tópico pode ser relacionado diretamente com o primeiro no qual se caracteriza em que os problemas de hoje foram as soluções de ontem.
As soluções mais complexas normalmente são asduradouras, pois se fossem fáceis ou obvias, provavelmente já teria sido encontrada. No entanto, não se dispensa a ideia de que uma solução óbvia pode ser encontrada, mas insistir em solução...
tracking img