Resumo - as invasões bárbaras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 9 (2075 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
AS INVASÕES BÁRBARAS – RESUMO

As invasões bárbaras foram um dos fatores de aceleração do processo de decadência do Império Romano do Ocidente. Anteriormente, a civilização romana já apresentava alguns sintomas de crise, mas foi a partir do século III que teve de conter o impulso dos bárbaros e imaginar diversas soluções para preservar a sua civilização. Era considerado bárbaro,genericamente, todo aquele que não tinha capacidade de assimilar a língua e os costumes romanos, e que vivia fora de suas fronteiras.
Os bárbaros mais próximos eram os germanos, cuja invasão precedeu todas as seguintes. Com uma sociedade de tendência autárquica, os germanos vivem da atividade agropastoril e sua base é a família, organizada sempre de uma forma hierárquica de nascimento: o pai (mund), oqual tem o poder de vida e morte sobre os membros de sua família. A religião era politeísta e adoravam as forças da natureza.
O contato entre romanos e bárbaros germanos se deu pacificamente, pois os primeiros perceberam que a conquista da Germânia não lhes traria muitos benefícios. Essa atitude de renúncia deu a liberdade de os bárbaros, que habitavam na fronteira, adentrarem lenta egradualmente nos territórios do Império. Inicialmente, devido ao colapso da estrutura militar, as constantes guerras civis e a falta de mão-de-obra rural, os imperadores romanos começaram a realizar acordos, através dos quais os bárbaros ganharam o direito de habitar essas regiões. Em troca, eles defendiam a fronteira das invasões de outros povos, sendo entregue a eles cargos militares. Com o Impérioprotegido, Roma vai se abrir aos elementos bárbaros e mesmo acolhê-los com o fim de melhor se proteger. Esses primeiros bárbaros incorporados ao mundo romano ficaram conhecidos como ‘federados’.
Deste modo, não só neutralizavam os ataques como também lhes era confiado terras para cultivo para que se pudessem estabelecer relações comerciais, as quais puderam ser constatadas através dasdescobertas feitas nos túmulos germânicos. Além das relações comerciais, há também vestígios de influência cultural intensa, a começar pela difusão do cristianismo. Os Godos foram os primeiros a aceitar o Evangelho e a transmitirem-no a outros bárbaros.
A miscigenação das civilizações começou com a incorporação dos bárbaros ao exército e sua instalação no território romano. Gradativamente, os nãoromanos formam tropas auxiliares e, os imperadores contratam bárbaros para a sua guarda pessoal. Além disso, conforme os dirigentes abandonam a direção do exército, os próprios oficiais são bárbaros. Esses germanos neutralizados serão os mais enérgicos na luta contra as invasões por já se considerarem ‘romanos’.
Apesar desses esforços, o Império do Ocidente não pôde resistir às invasõesdevido às crises originadas por vários fatores: as dificuldades econômicas, pois as despesas militares e obras obrigam o governo a aumentar impostos para as classes mais pobres; a desigualdade social, na qual os que possuem terras e ouro têm meio de escapar à crise e os demais vivem das caridades dos ricos e das dádivas do governo; a desorientação moral, que consistia em proibir tudo o que violava alei religiosa apesar de o paganismo lutar contra a nova religião do Império; a germinação do exército, dada, principalmente, pela inferioridade numérica de soldados; e um fator de ordem externa, que foi o avanço dos povos asiáticos (hunos) à Europa.
Dentre os povos bárbaros, os hunos foram os mais violentos e ávidos por guerras. Contra semelhantes adversários, os Visigodos são incapazes deaguentar o choque e pedem asilo ao imperador Valente, que aceita, pensando, em utilizá-los como soldados. É quando começa o período das grandes invasões.
Rompendo o acordo firmado, os bárbaros iniciam os saques, e derrotam as tropas imperiais pela superioridade da cavalaria gótica. Felizmente, o sucessor de Valente, Teodósio consegue impedir a tomada de Constantinopla. Porém, retomam suas...
tracking img