Resumo: as causas do comportamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (292 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo sobre o texto “As causas do comportamento”

O texto “as causas do comportamento” vem para explicar, como o próprio título sugere as causas do comportamento de acordo com determinadospontos de vista como o estruturalismo, behaviorismo metodológico e behaviorismo radical.
No estruturalismo, por exemplo, as causas do comportamento são inexplicáveis, o que tem explicação éapenas as ações das pessoas, a forma como elas agem. O texto fala sobre a descoberta de princípios organizadores na estrutura do comportamento, que seriam basicamente questões históricas quepodem influenciar nas decisões e ações dos indivíduos de determinada cultura.
O Behaviorismo refere-se ao estudo e observação do comportamento. O Behaviorismo Metodológico afirma que ocomportamento deve ser observado por mais de um indivíduo e pesquisadores para assim ter um resultado mais certo. O texto também diz que o behaviorismo metodológico poderia ser considerado a versãopsicológica do positivismo (Augusto Comte). O positivismo sustenta que com a possível discórdia entre dois observadores, pode não haver conclusão ou verdade por acordo e deve-se abandonar oexame dos fatos mentais. Sendo assim, o Behaviorismo metodológico afirma que não podemos estudar a mente por ser algo inacessível.
O Behaviorismo Radical não nega a possibilidade deauto-observação, mas questiona a natureza do que se “conhece”. Tecnicamente ele questiona os limites de conhecimento que temos sobre nosso corpo, sobre as reações que nosso corpo e nossa mente têm ao veralgo. Ele questiona a natureza do objeto observado.
O texto conclui que o termo “behaviorismo” pode trazer coisas extremamente parecidas e extremamente distintas ao mesmo tempo, poispesquisadores, psicólogos e afins são indivíduos como qualquer outro e podem discordar na criação de suas teorias, logo, a descoberta da verdade vai tornando a discussão cada vez mais acirrada.
tracking img