Resumo artigo vantagem competitiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (431 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Vantagem Competitiva: os modelos teóricos atuais e a convergência entre estratégia e teoria organizacional

A vantagem competitiva e a mudança organizacional e estratégica são fundamentais para aestratégia empresarial, o objetivos desses estudos é identificar quais os fatores responsáveis pelo sucesso ou fracasso das empresas em diferentes situações.
Até os anos 70, a explicação sobre ocomportamento econômico nas organizações encontrava-se na economia neoclássica, que é baseada em certeza e racionalidade que resulta numa analise estática da tomada de decisão, a tecnologia e o conceitode interação organizacional não tem espaço nesse modelo.
A estratégia empresarial focaliza no longo prazo, na dinamicidade, na relação entre as decisões onde a mudança e a incerteza são o focoprincipal.
As teorias da estratégia empresarial podem ser representadas segundo essas duas dimensões onde a vantagem competitiva explica-se por fatores externos(mercados e estruturas das industrias) e avantagem competitiva explica-se por valores internos específicos a firma.
Um modelo bem difundido a respeito da analise competitiva é o modelo da nova organização industrial ou SPC, onde a performancedas firmas em uma industria particular depende de compradores e vendedores, em relação a preços e competição, investimentos. O comportamento das firmas é definido pela estrutura da industria,caracterizada pelo numero e pelo tamanho de concorrentes, compradores e vendedores, pela diferenciação de produtos. A vantagem da firma é o resultado da capacidade da firma de realizar com eficiência asatividades necessárias para obter um custo mais baixo que o dos concorrentes.
A teoria dos recursos surge nos anos 80 onde a fonte da vantagem competitiva se encontra nos recursos e nas competênciasdesenvolvidos e controlados pelas empresas, as firmas surgem como conjunto de competências e capacidades. A vantagem competitiva diz que as adoções dos recursos deve ser heterogêneas, e é por causa...
tracking img