Resumo Artigo Understanding Biogenic Sulfide Corrosion

590 palavras 3 páginas
É amplamente entendido que os sistemas de recolha e tratamento de águas residuais são fonte de odores malcheirosos.
O odor mais prevalente é o do sulfureto de hidrogênio (H2S), um gás tóxico e corrosivo com um odor característico de ovo podre. O que pode ser frequentemente negligenciado, no entanto, é que o H2S é também um precursor para a formação de ácido sulfúrico (H2SO4), o que faz com que haja destruição de substratos de metal e concreto e de pertences dentro de instalações de coleta e tratamento de águas residuais.
O processo de formação de H2S mediado por bactérias e a conversão subsequente de H2SO4 é a chamada corrosão biogênica do sulfureto.
Também conhecida como corrosão microbiologicamente influenciada, a corrosão biogênica de sulfureto é uma preocupação crescente entre engenheiros e profissionais, pois contribui para o custo considerável de reforma de instalações deterioradas.
A geração de sulfureto é um processo mediado por bactérias, ocorrendo na porção submersa dos sistemas de esgotamento sanitário. Este processo começa com o estabelecimento de uma camada de lodo abaixo do nível da água. A camada de lodo é composta de bactérias e outros sólidos inertes, mantidos juntos por uma proteína biologicamente secretada que funciona como cola, ou biofilme, chamada zoogleia. Quando este biofilme se torna grosso o suficiente para impedir a difusão de OD, uma zona anóxica se desenvolve sob a superfície.
Após a turbulência ou aeração, águas residuais liberarão o gás dissolvido como H2S livre e mais íons bissulfureto serão convertidos para a forma de gás dissolvido para substituir o que perdeu para a atmosfera. A velocidade em que o H2S deixa a fase aquosa é governada por “Coeficiente de Lei de Henry” para este gás.
Uma vez que o gás H2S se difunde para o espaço livre acima da água residual, bactérias enxofre-oxidante (SOB), principalmente bactérias aeróbias do gênero Thiobacillus, que colonizam em superfícies acima da linha de água em tubulações e estruturas de

Relacionados