Resumo artigo revista hsm management

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1009 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo artigo Revista HSM MANAGEMENT
24 janeiro-fevereiro de 2001.

Esqueça a Concorrência

De acordo com o texto, as organizações dedicam grande parte de suas energias na tentativa de superar seus concorrentes, estabelecendo como requisito básico, o esforço em conseguir “fazer melhor” que os rivais.
Neste sentido, tal prática resulta num desempenho muito próximo entre as mesmas, acompetitividade tende a ficar restrita na área das melhorias e diminuição de custos.
Os autores do artigo Esqueça a Concorrência, (W. Chan Kim e Renée Mauborgne) mencionam a “inovação de valor” como uma estratégia empresarial, cuja finalidade é criar um novo espaço de mercado, ou seja, desenvolver produtos ou serviços para os quais não existam concorrentes diretos .
Desta forma, possibilitam aexpansão do mercado, e a geração de novas demandas, fazendo com que a concorrência torne-se menos acirrada e competitiva.
O caminho que leva a inovação de valor requer um pensamento competitivo diferente, onde a concorrência se transforma em algo insignificante, quando for oferecido ao comprador um valor novo e superior.

Os efeitos da estratégia impulsionada pela concorrência geram três conseqüências:1. Buscam melhorar o que os concorrentes já fazem (procedimento imitativo)
2. Acompanham constantemente a concorrência, perdendo
oportunidades de crescimento.
3. Prejudica o entendimento das empresas a respeito dos mercados de massa emergentes e a variação das exigências dos clientes.

>

Pontos básicos para fundamentar a estratégia
Foco convencional
Foco em inovação de valorConcorrência
Superar a concorrência Buscar um valor
radicalmente superior
para tornar os concorrentes irrelevantes.

Clientes
Reter os clientes e aumentar o seu grau de satisfação Mirar a massa de
compradores ao
acompanhar de perto os
que não são clientes e
perder de bom gradoalguns clientes.

Capacidades Corporativas
Alavancar e ampliar as
capacidades internas
existentes atuais
Combinar capacidades
internas com as de
outras empresas

Empresas inovadoras de valor projetam seus esforços na busca de mercados ainda não explorados, permitindo o encontro de novas oportunidades nomeio em que atuam.

Vale destacar o exemplo da Callaway, empresa fabricante de tacos de golfe dos EUA, que em 1991 em vista da dificuldade de algumas pessoas em acertar uma pequena bola de golfe com os tacos tradicionais, lançou um taco diferenciado, cuja ponta era maior que a de seus concorrentes possibilitando tornar o jogo menos difícil e mais atrativo. O produto obteve grande aceitação,fazendo com que a Callaway domina-se o mercado em função da mudança do foco convencional para o foco em inovação de valor.
Para inovar com valor, as empresas devem fazer os seguintes questionamentos:

- Estamos oferecendo aos clientes um valor radicalmente superior ?
- Nosso nível de preço é acessível à massa de compradores em
nosso mercado alvo ?

Valor e inovação

Quanto à forma eaplicação, a “inovação de valor” difere de “criação de valor”, ambas apresentam características distintas. Quando se fala em criar valor, refere-se a pequenas melhorias, porém não satisfatórias para adquirir um alto desempenho, enquanto que, a inovação de valor visa um mercado novo e superior com menor número de concorrentes, ou até mesmo inexistentes.

Valor e tecnologia

A inovação tecnológicanão gera necessariamente inovação de valor,
devido ao alto custo de fabricação e por oferecerem avanços maiores que os consumidores estão dispostos a pagar, os mesmos, por muitas vezes, acabam se tornando inviáveis para comercialização.

Dinâmica de mercado da inovação de valor

1. Inicialmente criam-se alternativas para ganhos crescentes. A mudança de uma da economia produtiva para uma...
tracking img