Resumo arquitetos do poder

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (670 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ARQUITETOS DO PODER
FILME DE : Alessandra Aldé e Vicente Ferraz.
No filme a primeira campanha abordada, é a de Getulio Vargas, onde o filme de fato começa. A partir de Getulio, o documentáriopassa por todas as campanhas presidenciais até chegarmos à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ao longo das campanhas vamos acompanhando o crescimento da importância dos meios decomunicação no processo democráticos e observando também a incorporação de cada nova forma de mídia e das novas formas de utilizá-las, foi abordado que o político tem que se adequar ao veiculo de comunicação, masdesde o inicio o filme já transparece que o político sempre vai ter um grupo de simpatizantes que toma conta da campanha coordenando as ações que devem ser tomadas.
O Brasil por ser um pais dedimensão continental, a campanha política custa caro para atingir todo o país, JK, foi o primeiro candidato a ter 2 aviões para sua locomoção pelo país, sua campanha pelos padrões da época, foi consideradauma campanha cara, surge então o financiador da campanha, algo que era e ainda é tabu nos meios políticos brasileiro.
Chega a TV na política na campanha de Janio Quadros, se adota o (slogan Varre,varre vassourinha), Jánio renuncia em 1964, e por força do militarismo com medo da esquerda comunista, assume Castelo Branco. Em 1974, surge a primeira campanha com Spots de programas, e FernandoHenrique Cardoso, sendo o mentor intelectual da campanha do MDB, e isso acompanhado pelo crescimento decisivo do marketing político.
Claro, nem sempre foi assim. Quem se lembra daquelas campanhas dostempos da Lei Falcão, editada em 1976, onde só apareciam as fotos dos candidatos em seqüência com seus números. Nessa época só dava pra se diferenciar fazendo muita cara de honesto ou abrindo um sorrisobem grande.
No decorrer do filme nos damos conta de que, mesmo nos considerando sempre atentos ao que acontece no cenário político, a nossa memória guarda muita coisa que não conseguimos...
tracking img