Resumo Aplicando Maquiavel Ao Dia Dia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (937 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Nicolau Maquiavel, nasceu em Floresça-Itália em 1469, foi um importante e famoso conhecedor na época conhecida como renascimento. De família pobre, Maquiavel sempre foi um alunoestudioso, se tornando um grande historiador, poeta, músico, filósofo e claro, ligado à política. Maquiavel sempre esteve muito presente na parte política de sua região desde a sua infância, onde seus paistinham cargos na província onde moravam. 
Dentre seus vários trabalhos, o mais importante e conhecido tem o título de "O príncipe", escrito em 1513. Na obra, Maquiavel aconselha governantes sobrecomo estruturar-se e manter absoluto poder, mesmo sendo necessário utilizar forças militares para alcançar seus objetivos. Neste livro, foi onde surgiu a famosa frase "os fins justificam os meios", quepassa a ideia de que não é importante o que o governante faça durante seus domínios, desde que mantenha autoridade e absoluto poder sobre seu período no auge. Neste, nos é passada a mensagem de que énecessário até estar acima da ética e da moral para que realize seus planos. 
O escritor Fernando César Gregório, autor do livro “Aplicando Maquiavel no dia a dia” e “Aplicando a Arte da Guerra no diaa dia”, que traduz as lições de dois livros para o mundo empresarial. Este escritor analisam as relações humanas tomando como ponto de partida o princípio da dialética, segundo o qual todas asrelações se baseiam em oposições de interesses conflitantes, e por isso o raciocínio contido nessas obras pode ser aplicado a qualquer situação da vida cotidiana. Este trabalho tem por objetivo comentar sobrealguns tópicos do livro “Aplicando Maquiavel no dia a dia”.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 O PODER SEGUNDO MAQUIAVEL
O poder e a vontade do Príncipe (governante/gerente empresarial/líder religioso) estãoacima de qualquer valor ético e moral. O Príncipe manda e o povo obedece. Na época de Maquiavel o Príncipe detinha o poder da vida e da morte de seus súditos e dos súditos do seu inimigo/ local a...
tracking img