RESUMO ALÉM DO CIDADÃO KANE

RESUMO ALÉM DO CIDADÃO KANE
Reflexões sociológicas
Esse documentário denuncia o monopólio da informação e do uso político deste, exercido no Brasil pela mídia em geral e pela Rede Globo emparticular.

O monopólio da informação é um mecanismo complexo e não se limita à esfera da produção e se exerce principalmente sobre a circulação e sobre a massificação das obras, que repercurtediretamente no processo de ideologização.

O filme foi produzido de forma independente com apoio da BBC, TV pública britânica, e se baseia nos trabalhos de Romero Machado “A fundação Roberto Marinho” eDaniel Herz “A história secreta da Rede Globo”, que documentam os processos de formação e funcionamento da referida empresa.

Sugestões temáticas
- Imprensa
- Monopólio da informação - Poder
-Manipulação - Ideologia
- Indústria cultural - Hegemonia

Mais informações
O título busca associar Roberto Marinho, considerado o marechal civil do golpe de 1964, ao personagem de Orson Welles,protagonista do filme “Cidadão Kane”.

A TV é encantadora, pois estabelece uma relação de suposta intimidade com o telespectador, como se lesse seus pensamentos e atendesse aos seus desejos. Assim, povoaa imaginação de milhões de pessoas, reproduzindo valores simbólicos numa escala industrial, sem estímulo a qualquer tipo de reflexão.

A programação televisiva tem como objetivo principal “esvaziar”o senso crítico de quem assiste, deixando “mentes livres” para que a publicidade estimule o fetiche da mercadoria, próprio do capitalismo.

Tal qual o espelho da bruxa de “Branca de Neve”, atelevisão busca parecer onisciente, onipotente e onipresente sobre a vida cotidiana do telespectador, explorando as vaidades, curiosidades e emoções. filme muito alem do cidadão

Na televisão os sonhospodem realizar-se desde que tenhamos submissão aos seus desígnios e princípios, isto é, que sejamos “de fato” merecedores de suas graças. Através da TV, ser “artista de novela” ou jogador de futebol...
tracking img