Resumo administração cientifica e classica

ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA
A abordagem típica na Teoria da Administração Cientifica, criada por Taylor, é a ênfase nas tarefas, e tem como objetivo o aumento da eficiência operacional, atravésda aplicação de métodos da ciência, como estudo de tempos e movimentos, seleção cientifica do operário, aplicação do método planejado racionalmente, medidas para reduzir ou neutralizar a fadiga,estabelecimento de padrões de produção, eliminando assim o desperdício e as perdas sofridas pelas industrias.

Os Quatros principais princípios da administração cientifica:

Planejamento:substituir no trabalho e critério individual do operário, na execução das tarefas pelos métodos baseados em procedimentos científicos, ou seja, substituir a improvisação pela a ciências, por meio doplanejamento do método.

Preparo: Para Garantir a eficiência do operário tornava-se a necessário as seleções dos mais aptos, treina-los na execução dos métodos. Alem de preparar a mão de obra, énecessário o preparo das maquinas e equipamentos, o arranjo físico e a disposição racional das ferramentas e dos materiais.

Controle: controlar o trabalho para se certificar que o mesmo estasendo executado de acordo com as normas estabelecidas. O tempo-padrão ( estabelecimento de tempos e padrões de produção por meio da cronometragem para definir o tempo médio necessário para a execuçãode determinada tarefa) , passou a ser uma forma de controle do desempenho dos operários

Execução: distribuir distintamente as atribuições e as responsabilidades para que a execução do trabalhoseja bem mais disciplinada.



ADMINISTRAÇÃO CLASSICA

Enquanto na Teoria da Administração Cientifica de Taylor, a eficiência das organizações era alcançada por meio da racionalização dotrabalho operário, a Administração Clássica de Fayol, é caracterizada pela a ênfase na estrutura organizacional.

Para a Teoria Clássica, os aspectos organizacionais são analisadas de...