Resumo adam smith riqueza das nações

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 13 (3062 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 29 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
V

A Riqueza das Nações, Adam Smith

Introdução. Todos os bens necessários à vida e ao conforto consumidos anualmente por uma nação são fornecidos pelo seu trabalho anual e consistem na produção imediata desse trabalho ou em bens que essa produção permite comprar de outras nações. A produção é semelhante àquilo que ela permite comprar. A proporção entre a produção e o número de pessoas quedevem consumi-la é determinada por dois fatores: primeiro, a habilidade, a destreza e o critério com os quais em geral se executa o trabalho da nação (forças produtivas do trabalho); em segundo, a proporção entre o número dos empregados em trabalho útil e o número dos desempregados. O primeiro fator é mais importante que o segundo. Nas nações civilizadas e prósperas, mesmo que grande parte pessoasnão trabalhem, a produção do trabalho total da sociedade permite que todos se encontrem largamente providos e que mesmo o trabalhador da categoria mais pobre possa desfrutar de uma parcela maior de bens do que qualquer habitante de uma nação selvagem, em que todo indivíduo capaz de trabalhar está empregado em trabalho útil.

Livro I, Capítulo 1. A divisão do trabalho se caracteriza pela distinçãoentre diversas atividades e empregos de uma única atividade ou emprego. Nela, o conjunto do trabalho constitui uma atividade específica, e a maior parte das tarefas em que o trabalho está subdividido também consistem em ocupações especializadas. Seu grande efeito é o aperfeiçoamento e o aumento proporcional das forças produtivas do trabalho. A divisão pode ser mais facilmente notada nasmanufaturas pequenas e triviais do que nas grandes manufaturas, que não comportam numa mesma oficina todos os diferentes ramos do trabalho. A divisão do trabalho é uma características das sociedades desenvolvidas e não está presente em estágios primitivos de sociedade. A agricultura não se encontra sujeita à mesma facilidade com que a divisão do trabalho é realizada na manufatura e, por isso, oaprimoramento das forças produtivas da agricultura nem sempre acompanha o da manufatura. As nações mais ricas se distinguem das suas vizinhas mais pela sua superioridade na manufatura do que na agricultura. O aumento da quantidade de trabalho executado por um conjunto de pessoas promovido pela divisão do trabalho deve-se a três fatores: aumento da destreza dos trabalhadores, economia de tempo e invenção demáquinas apropriadas que facilitam e abreviam o trabalho. À medida que a sociedade avança, até mesmo a filosofia e a ciência tornam-se ocupações específicas de uma determinada classe de cidadãos e subdividem-se em ramos distintos e especializados, aumentando sua extensão e o volume de trabalho que realizam. A multiplicação da produção realizada pela divisão do trabalho permite que as classes maisbaixas atinjam níveis de opulência, pois através troca dos produtos do trabalho entre os operários toda a fartura produzida é difundida pela sociedade. Assim, um operário de uma nação europeia desenvolvida pode ter necessidades maiores do que um rei africano.


Capítulo 2. A divisão do trabalho não foi projetada pela sabedoria humana, mas surgiu como consequência necessária da propensão danatureza humana a cambiar, permutar e trocar uma coisa pela outra. O homem é a única raça de animais que realiza contratos e acordos, e a certeza de poder trocar o excedente de produção do próprio trabalho pelo excedente de produção do trabalho de outros homens estimula todo homem a dedicar-se a uma atividade específica para a qual possui maior destreza. A diferença de talentos entre os homens não énatural e não cria a divisão do trabalho, mas é fruto dela. Entre os cães existe uma grande variedade de talentos naturais, mas, por não possuírem propensão à troca e terem de prover-se individualmente de todas as coisas de que necessitam para a vida e o conforto, os cães não podem ser úteis para a própria espécie nem tirar vantagem do talento de outros cães. O resultado da divisão do trabalho é a...
tracking img