Resumo acido-base

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (870 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Data: 26/09/2012
Resumo - Seção 12: Distúrbios da Nutrição e do Metabolismo.
Capitulo 138- Equilíbrio Acido- Base

A acidez é expressa na escala de pH, na qual 7,0 é o valor neutro, acima de7,0 é básico e abaixo de 7,0 é ácido. Um ácido forte possui um pH muito baixo (próximo de 1,0), enquanto uma base forte possui um pH muito alto (próximo de 14,0). Normalmente, o sangue é discretamentealcalino, com um pH situado na faixa de 7,35 a 7,45. O equilíbrio ácido-básico é controlado com precisão porque mesmo um pequeno desvio da faixa normal pode afetar gravemente muitos órgãos.
Oorganismo utiliza três mecanismos para controlar o equilíbrio ácido-básico do sangue. Em primeiro lugar, o excesso de ácido é excretado pelos rins, principalmente sob a forma de amônia. Em segundo lugar, ocorpo utiliza soluções tampão do sangue para se defender contra alterações súbitas da acidez. Um tampão atua quimicamente para minimizar as alterações do pH de uma solução. . O terceiro mecanismo decontrole do pH do sangue envolve a excreção do dióxido de carbono.
O sangue transporta o dióxido de carbono até os pulmões, onde ele é expirado. Os centros de controle respiratório localizados nocérebro regulam a quantidade de dióxido de carbono que é expirado através do controle da velocidade e profundidade da respiração. Quando a respiração aumenta, a concentração sérica de dióxido decarbono diminui e o sangue torna-se mais básico. Quando a respiração diminui, a concentração sérica de dióxido de carbono aumenta e o sangue torna-se mais ácido. Através do ajuste da velocidade e daprofundidade da respiração, os centros de controle respiratório e os pulmões são capazes de regular o pH sanguíneo minuto a minuto. Uma alteração em um ou mais desses mecanismos de controle do pH podeproduzir uma das principais alterações do equilíbrio acidobásico: a acidose ou a alcalose. A acidose é uma condição na qual o sangue apresenta um excesso de ácido (ou uma falta de base), acarretando...
tracking img