Resumo 3 capitulos finais do livro o cortiço

Páginas: 3 (661 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
O cortiço já não parecia mais o mesmo. O lugar havia se tornado concreto e abandonado toda a influencia verde que eram conferidas por suas hortas e plantas. Ao contrário, estava edificado, divididoem casinhas que lembravam uma rua, com mais de quatrocentos cômodos e dois andares. O cortiço estava pintado de branco e se destacavam as portas em verde e o encanamento- já não haviam mais goteiraspor lá. Albino, com sua pitoresca excentricidade deu o devido destaque à sua casa, decorando-a com elementos dourados e prateados que mais lembravam uma igreja.
Bruno e Leocádia estavam aparentementebem e ela parecia ter diminuído seu assanhamento, embora as pessoas ainda desconfiassem de traições esporádicas por parte dela. A cada deles estava com mobília nova e ficava em frente à casa de Albino.Augusta e Alexandre estavam morando numa casinha no segundo andar. Continuavam a multiplicar a família, sempre com “Um no papo, outro no saco”, como diziam os vizinhos. Moravam ao lado os doiscumplices de Jerônimo, Pataca e Zé Carlos. Também morava ao lado dos cumplices de Jerônimo, um funcionário dos Correios, homem discreto e reservado.
O cortiço fora tomado por moradores de todos os tipos.Estudantes, artistas, contínuos. Do lado esquerdo da varanda, italianos dominavam o local e alastravam um mau-cheiro que advinha de seus hábitos pouco higiênicos. O fundo da varanda era melhorasseado, prova disso eram os pássaros que lá davam o ar da graça. Embaixo ficava a casa de Machona.
Joao Romão conseguira finalmente vencer o “Cabeça de Gato” e ninguém ousava comparar as duas estalagens.Pataca e Piedade depois da algazarra com música e bebidas que levou João Romão a mandá-los para casa, terminaram a noite saciados, com Pataca irritado pela falta do café e Piedade desmaiada e suja deseu próprio vômito após a bebedeira.
Joaõ Romão encontrava-se angustiado. Apesar de sentir que deveria ter consideração por Bertoleza e juntar-se a ela, pensava em uma vida com status de Visconde...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resumo do 3º capitulo do livro O cortiço
  • Resumo do livro o cortiço capítulo 5
  • Resumo do capítulo 3 do livro Crash
  • Resumo Capítulo 3
  • resumo do capitulo 3 do livro preconceito linguistico
  • Resumo capitulo 3 do livro redação publicitaria
  • Resumo do capítulo 3 do livro "Introdução a engenharia"
  • resumo do capitulo 3 do livro para compreender a ciência

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!