Resumo 1984 - george orwell

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (789 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de Alagoas
UFAL

RESUMO
1984 – George Orwell

Disciplina: Filosofia do Direito

Outubro
2012
No livro 1984, narra-se a história de Winston, que vive em um mundodividido em três grandes super-estados: Eurásia, Lestásia e Oceania, da qual faz parte – que compreende as Américas, as ilhas do Atlântico, a Australásia e parte meridional da África. Numa civilizaçãofundada no ódio onde tudo se fundia e confundia num mundo de sombras no qual, por fim, até a data do ano se tornara incerta.
O único regulador era o Partido do Ingsoc – socialismo inglês, o qual tinha osregimes totalitários como antecessores e representado pela imagem do “Grande Irmão”, onipotente, e apresentando-se como infalível. Sendo seu lema: “Guerra é Paz, Liberdade é Escravidão, Ignorância éForça”. A guerra, neste caso, justificada pela procura do poder pelo amor ao poder e devido à sua continuidade, retardando o desenvolvimento de novas tecnologias.
Devido à estabilização da economia(produção=demanda) e à vastidão dos territórios, contendo a maioria das matérias primas necessárias, transformou-se em uma guerra pela mão de obra. Evitando que as massas tivessem melhores condições devida e aprendessem a pensar, por meio da destruição causada pela guerra contínua, mantendo intacta a estrutura da sociedade. Utiliza-se também do “puritanismo sexual do partido” para instigar por meioda privação sexual uma histeria, transformada em febre guerreira e adoração dos chefes – ligação entre castidade e ortodoxia política com o impulso sexual como força motriz.
Segundo o Ingsoc, somentereconciliando contradições se pode reter indefinidamente o poder, utilizando para isso do controle da realidade – duplipensar, em Novilíngua, representado pelo saber e não saber, pela defesasimultânea de duas opiniões opostas, sabendo-as contraditórias e mesmo assim acreditando em ambas, usar a lógica contra a lógica, esquecer tudo quanto fosse necessário esquecer, lembrá-lo no momento preciso...
tracking img