Resumo 1ª capitulo las casas - marketing: uma introdução

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1124 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 22 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do capitulo 1 do livro: LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing: Conceitos, exercícios, casos. São Paulo: Atlas, 2006.

MARKETING: UMA INTRODUCAO

1 – Por que estudar marketing
Segundo o autor uma das principais razões para estudar marketing é pela sua grande participação na vida diária dos consumidores. Além disto, a flexibilidade, no que diz respeito a “caminho a seguir”, tambémchama atenção já que o marketing pode abrigar pessoas com diferentes ideias ou inclinações.

2 – O que é marketing
Por volta de 1954 o termo foi traduzido do inglês para mercadologia, porém a significação real do termo seria ação de mercado. Já em 1960 a associação americana de marketing definiu-o como “o desempenho das atividades comerciais que dirigem o fluxo de bens e serviços do produtor aoconsumidor ou usuário”. Mesmo com esta definição sendo vista por muitos como incompleta, é a definição utilizada pelo livro.

2.1 – Caso Champion
Foi feito o estudo do caso dos relógios Quartzo, onde ele explica os passos utilizados para a inserção do novo produto no mercado. O primeiro passo a ser visto foi a preocupação com a relação custo/benefício, já que o produto era feito de borracha.Foi optado pela empresa agregar valor ao produto estendendo o seu prazo de validade para 4 anos e dando ao consumidor a possibilidade de trocar as pulseiras e tornar cada artigo único. A promoção do produto foi feita em revistas e jornais, alem de uma promoção maciça junto aos varejistas.

2.2 – Composto de marketing
Nesta parte do capitulo o autor demonstra o plano dos 4P`s, criado porE.Jerome McCarthy. Sendo estes:
- Produto
- Preço
- Praça ou Ponto de venda
- Promoção
Estas também são chamadas de variáveis controláveis.
Esta denominação já foi mudada por alguns outros autores, que citam os 6P`s, 8P`s, 4C`s, dentre outros, porém o autor explica que não houve uma necessária mudança, e por conta disto prefere seguir com a explicação dos 4P`s.

2.3 – Conceito deMarketing
Nesse ponto o autor explica que o conceito de marketing consiste no planejamento das quatro variáveis do composto mercadológico. Ele cita que este tipo de ação já se repete desde a idade media, porém de forma diferenciada, já que atualmente o foco do produto tem como ponto de partida o consumidor.

2.4 – Histórico
Com o foco na ênfase da comercialização o autor separa o subitem trêspartes:
2.4.1 – era da produção: Etapa em que a demanda era maior que a oferta e seguia como base a administração cientifica de Taylor. Ainda assim a ideia e a disponibilidade de recursos eram fatores determinantes na comercialização.
2.4.2 – Era das vendas – 1930: Iniciou-se o processo no qual a oferta era maior que a demanda e com o acumulo de produtos no estoque as empresas começaram a usartécnicas mais agressiva de vendas. Nesta época a ênfase na comercialização era totalmente dirigida a venda.
2.4.3 – Era do Marketing – 1950:
Neste período os empresários perceberam que a “venda a qualquer custo” não era mais interessante. O que mais interessava era a manutenção do negocio a longo prazo e a manutenção do cliente, criando assim clientes fieis.
Verificou-se também que não bastava queum produto fosse bom, existiam outros fatores importantes que contavam na comercialização do mesmo, o lucro não era mais o objetivo e sim uma consequência, uma recompensa por criar clientes satisfeitos.

2.5 – Visão ampliada do marketing
O marketing não é exclusivamente utilizado em produtos. Também vem sendo usado em campanhas política, serviços, dentre outros. Sempre que existir umarelação de troca no seu sentido amplo, haverá a possibilidade da aplicação das técnicas do marketing.

2.6 – Uma definição de marketing
Segundo o autor “marketing é a área do conhecimento que engloba todas as atividades concernentes as relações de troca, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores, visando alcançar determinados objetivos de empresas ou indivíduos e...
tracking img