Resumo 1ª capitulo las casas - marketing: uma introdução

Resumo do capitulo 1 do livro: LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing: Conceitos, exercícios, casos. São Paulo: Atlas, 2006.

MARKETING: UMA INTRODUCAO

1 – Por que estudar marketing
Segundo oautor uma das principais razões para estudar marketing é pela sua grande participação na vida diária dos consumidores. Além disto, a flexibilidade, no que diz respeito a “caminho a seguir”, tambémchama atenção já que o marketing pode abrigar pessoas com diferentes ideias ou inclinações.

2 – O que é marketing
Por volta de 1954 o termo foi traduzido do inglês para mercadologia, porém asignificação real do termo seria ação de mercado. Já em 1960 a associação americana de marketing definiu-o como “o desempenho das atividades comerciais que dirigem o fluxo de bens e serviços do produtor aoconsumidor ou usuário”. Mesmo com esta definição sendo vista por muitos como incompleta, é a definição utilizada pelo livro.

2.1 – Caso Champion
Foi feito o estudo do caso dos relógios Quartzo, ondeele explica os passos utilizados para a inserção do novo produto no mercado. O primeiro passo a ser visto foi a preocupação com a relação custo/benefício, já que o produto era feito de borracha. Foioptado pela empresa agregar valor ao produto estendendo o seu prazo de validade para 4 anos e dando ao consumidor a possibilidade de trocar as pulseiras e tornar cada artigo único. A promoção doproduto foi feita em revistas e jornais, alem de uma promoção maciça junto aos varejistas.

2.2 – Composto de marketing
Nesta parte do capitulo o autor demonstra o plano dos 4P`s, criado por E.JeromeMcCarthy. Sendo estes:
- Produto
- Preço
- Praça ou Ponto de venda
- Promoção
Estas também são chamadas de variáveis controláveis.
Esta denominação já foi mudada por alguns outros autores,que citam os 6P`s, 8P`s, 4C`s, dentre outros, porém o autor explica que não houve uma necessária mudança, e por conta disto prefere seguir com a explicação dos 4P`s.

2.3 – Conceito de Marketing...