Resummo sobre Psicologia do desenvolvimento

265 palavras 2 páginas
Aluna: Luana Chaves de Cerqueira
Matrícula: 20140069208

RESUMO DO TEXTO 1 - PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
E ENSINO-APRENDIZAGEM DE ARTES

O texto visa, a partir do papel da Educação na sociedade e na constituição das identidades de cada sujeito, refletir a contribuição da Psicologia do Desenvolvimento para a Educação no contexto da Educação Artística, de maneira que nós, enquanto professores, possamos ter ciência da importância de se compreender o processo de constituição do psiquismo.
A questão central é o entendimento de que o ser humano é um “ser que se torna humano”. Antes de nascermos, já somos seres pertencentes a um contexto histórico, de uma cultura específica e, dessa forma, ocupamos um lugar na sociedade. Isso é a primeira identidade da criança e nossa identidade continua se processando no interior da família. Assim, não se pode pensar o sujeito fora de sua historicidade, dentro de um contexto familiar.
Dessa forma, a formação do sujeito e sua identidade baseiam-se em um processo social, cultural e histórico, que acontece por meio das relações formais e informais dentro da sociedade, sendo um processo de mão dupla, onde ele transforma e é transformado com o passar do tempo. Tudo que é da ordem humana se caracteriza por um processo de construção de um “devir e vir-a-ser”. Não tem como se pensar o homem sem a natureza e vice-versa, pois este processo faz com que cada geração que se inicia, não precise recomeçar tudo do zero, pois, das gerações anteriores se herda formas de viver, compreender e lidar com o mundo. Brasília, 09 de junho de 2014.

Relacionados