Resumindo yavana fechine

512 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIOGRANDE DO NORTE
CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes

Riane Brito

Yavana Fechine em seu texto “Guel Arraes e a renovação de linguagem na TV brasileira” faz inicialmente uma explanação acerca do que é o grupo Gel Arraes e conta um pouco da importante história desse grupo que desde sua criação, há mais de 20 anos, não só contribui para a constante renovação e inovação da TV brasileira, mas sua história acaba se misturando com a evolução da mesma. Como disse a autora “há a clara intensão de romper com o naturalismo na representação audiovisual”, não só na forma de produzir Tv mas também na forma de “ver TV”.
Em um segundo momento Yvana conta como se deu a formação do grupo e o que ela chama de “espírito Asdrúbal”, que trouxe para a TV a mistura da televisão com o teatro, música, literatura e outros formatos antes vistos como opostos ao que se faz na TV. Ao citar nomes como Regina Casé, Pedro Cardoso, Luiz Fernando Guimarães, Cláudio Paiva e outros, a autora acaba também fazendo um resgate do histórico da TV Brasileira e a forma como ela evoluiu, inovou e desmistificou velhos modos/moldes dos programas tupiniquins, desde de Armação Ilimitada nos anos 80 até A grande família, ainda em exibição.
Ainda contando sobre a formação do grupo, o texto chama atenção para o importante fato de que o grupo usava os próprios clichês da telinha, utilizados para manter a audiência alienada, para estimular no telespectador uma visão mais crítica colocando em evidencia o questionamento do engessamento do formato unidirecional de comunicação e seus formatos, “crítica aos meios, a partir dos próprios meios”.
A autora coloca o humor como um caminho quase natural para que o grupo atingisse seus objetivos de uma produção artístico-cultural vanguardista dentro da TV comercial e principal característica do núcleo, além das que serão citadas a seguir, que ela chama tanto de legado recebido das influencias sofridas pela efervescente cultura

Relacionados