Resumão - formação economica do brasil

Resumo para AP1 de FEB
Inicio da Colonização e Exploração da Cana-de-açúcar
O surgimento da exploração econômica brasileira se deu através da colonização, que visava e primeiro momento aexploração de especiarias e produtos tropicais.
A exploração associada com o monopólio comercial exercido pelos portugueses fez com que Portugal lucra-se muito mantendo assim a empresa colonial agrícola aolongo dos primeiros anos de ocupação, mas tarde foi implementada, onde hoje se situa o nordeste, a atividade canavieira, produto esse de grande valor no mercado Europeu.
A produção de cana-de-açúcarexemplifica o modelo comercial usado no Brasil durante o decorrer do século XI, modelo esse que se baseava no Latifúndio (grande propriedade de terra usada extensivamente pra agricultura), Monocultura(produção de um único produto visando alto lucro) e Trabalho Escravo (Proveniente da África). Além claro do Pacto Colonial que delimitava as relações econômicas do Brasil apenas com Portugal.
Entre oséculo XVI e meados do XVII, a cana-de-açúcar foi o principal produto de exportação do Brasil. Portugal em parceria com a Holanda (a cana-de-açúcar era produzida no Brasil, levada para Europa pelosPortugueses e passava pelo processo de refino e venda pelos Holandeses) conseguia obter ótimos lucros. A anexação do Reino de Portugal a Espanha deu fim a relação com a Holanda, motivando a invasão porparte dos Holandeses do nordeste (maior região produtora de cana) em 1630. Até meados de 1654 os Holandeses acabaram por obter os conhecimentos sobre a produção do açúcar, que levou mais tarde após aexpulsão deles do nordeste todas as técnicas Brasileiras para as Antilhas que se tornaram adversários do Brasil na produção da cana-de-açúcar.
Essa questão fez com que a produção canavieiraentrasse e declínio no país, que agora já não mais monopolizava a mercado internacional aonde o açúcar vinha se tornando cada vez mais barata.
É notório que até os dias de hoje a economia nordestina se...