Resultados da vivência á campo: instituto regional de desenvolvimento rural- irder.

3942 palavras 16 páginas
Resultados da vivência á campo: Instituto Regional de Desenvolvimento Rural- IRDER.
Cátia Raquel Gerhardt - Graduando Ciências Biológicas na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, junho de 2009. catia.gerhardt@yahoo.com.br .
Catia Fernanda Ferreira Bohrer - Graduando Ciências Biológicas na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, junho de 2009. catiabohrer@bol.com.br Eliane Reis - Graduando Ciências Biológicas na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, junho de 2009. eliane.reis@unijui.edu.br Simone Grasiele Carvalho - Graduando Ciências Biológicas na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, junho de 2009. simone.carvalho@unijui.edu.br Resumo

A análise de dados de um referido ambiental natural ou modificado pelo homem pode relatar a biodiversidade. Os dados coletados e analisados no período de 17/04/2009 à 19/04/2009 no IRDER, localizado no interior do município de Augusto Pestana, auxiliaram na formação de resultados referente à biodiversidade ali presente, onde se constatou maior quantidade de pequenos animais na área da piscicultura em relação a coleta no interior e borda da mata. A atividade desenvolvida foi oportunizada pelo componente curricular: Prática de Ensino I: Fundamentos Teóricos e Práticos em Ciências.

Palavras chaves: Coleta, Analises, pH, puçá, serrapilheira.

Introdução

O ambiente sofre variações no tempo e no espaço. Nenhum organismo pode manipular igualmente e eficientemente as condições físicas, os predadores e presas, em todos os tipos de habitat (Ricklefs 1993).

As atividades de campo são de grande importância para a interpretação do conteúdo, e facilita a aprendizagem, enriquecendo os conhecimentos de alunos e professores, tanto na área da Biologia como na área de Química. A convivência no IRDeR ( Instituto Regional de Desenvolvimento Rural) serviu para acarretar esse conhecimento para todos que

Relacionados