Resultados da realização logosóficano aspecto moral do ser humano

530 palavras 3 páginas
Resultados da realização logosófica no aspecto moral do ser humano (2.ª parte)
Por Carlos Bernardo González Pecotche (Raumsol)
A moral se edifica com o bom exemplo, não com palavras. Nutre-se e afirma-se numa atitude que surge do ser interno como imperativo da consciência. Essa atitude é o respeito; o respeito que cada qual deve ter para consigo mesmo, a fim de não prejudicar seu conceito com pensamentos, palavras ou atos que o denigrem; o respeito ao semelhante, que outorga a mesma consideração por parte dos demais; o respeito a Deus, afastando da mente todo pensamento ou ideia que não favoreça a aproximação a Ele pelo caminho do saber e da perfeição; finalmente, o respeito que se deve a tudo o que, por sentimento natural, inspira respeito.
Nos ambientes onde se cultiva o ensinamento logosófico, ambientes nos quais o respeito e o afeto se somam ao afã comum de evolução, a moral é uma norma congênita, tornada hábito em to¬dos. Daí que a infância e a juventude não sofram ali o desamparo espiritual que os que vivem e se educam em outros ambientes acusam.
Quando os jovens não são instruídos, durante sua fase incipiente como seres racionais, acerca dos perigos que ameaçam suas vidas, caem facilmente nas redes que as ideologias extremistas lhes estendem, com o fim de enganá-los e fazê-los servir a seus obscuros desígnios.
Ao proteger a infância e a juventude contra qualquer tipo de intenções que pretenda desviá-las do bom caminho, a Logosofia oferece a todos a possibilidade de conservar sua liberdade
E a conservam não se entregando ao domínio de ninguém, senão ao de si mesmos, para serem donos absolutos de sua pessoa e responsáveis diretos pela condução de sua vida.
Quem experimentou a tortura do desconceito por ter sua pessoa diminuída verifica, mediante o saber logosófico, que seu pensar e sua conduta lhe vão granjeando simpatia e respeito, o que lhe permite sentir-se cômodo e a gosto onde quer que se encontre, seja entre amigos, seja entre simples conhecidos.

Relacionados