resulmo filme nell

884 palavras 4 páginas
Comparação entre filme Nell e Vygogisky.

Fortaleza,27 de agosto
2014

O filme Nell apresenta a história de uma mulher vivendo isolada numa floresta com sua mãe. Quando a mãe morre Nell é descoberta e passa a ser objeto de análise médica. As características e fatos mais marcantes de sua vida são:
● Criada longe da sociedade desde o nascimento.
● Apresenta uma linguagem incompreensível decorrente do fato de sua mãe ter sofrido um AVC e apresentar dificuldades na fala.
● Sente falta de sua irmã gêmea que morreu ainda pequena e a quem recorda frequentemente. A personagem principal do filme foi privada do convívio com outras pessoas e em razão disso apresenta um desnível de aprendizado em comparação com outras pessoas da mesma idade criadas em ambiente socialmente compartilhado.
Na concepção que Vygotsky tem do ser humano, portanto, a inserção do indivíduo num determinado ambiente cultural é parte essencial de sua própria constituição enquanto pessoa.
O desenvolvimento da espécie humana e do indivíduo dessa espécie está, pois, baseado no aprendizado que, para Vygotsky, sempre envolve a interferência, direta ou indireta, de outros indivíduos e a reconstrução pessoal da experiência e dos significados.

Neste aspecto o leque de Nell ficou restrito, pois não dispunha de oportunidades de interação com outras pessoas, além da própria mãe. Seu “filtro” para enxergar a realidade que a envolvia foi constituído quase exclusivamente com base na interação com a mãe. E por isso carregava medos e apreensões semelhantes aos dela. Isto corresponde a afirmação de
Vygotsky de que é “o grupo cultural onde o indivíduo se desenvolve que lhe fornece formas de perceber e organizar o real, as quais vão constituir os instrumentos psicológicos que fazem a mediação entre o indivíduo e o mundo.” Entre as principais dificuldades enfrentadas por Nell estão as deficiências de relacionamento e as dificuldades de comunicação. Ela não

Relacionados