resulmo do filme o pianista

787 palavras 4 páginas
O Pianista se passa em Varsóvia, na Polônia, onde de fato houve o maior número de judeus mortos pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, de 1939 à 1944.
Em torno da história verídica de um pianista judeu polonês, o filme relata exatamente a forma com a qual os nazistas os eliminavam.
Szpilman, personagem central da história, é obrigado a se retirar da cidade junto com toda a sua família e outros milhares de judeus poloneses a caminho de um bairro construído pelos nazistas, que os isolava do resto da população não judia de Varsóvia. Nesse bairro foi construído um muro para evitar que os judeus tivessem acesso ao resto da cidade.Antes disso, os judeus já eram bastante discriminados pelo alemães. Era proibida a entrada dos mesmos em parques, restaurantes e até em determinadas ruas. Até o banheiro que frequentavam não era utilizado pelos alemães, já que consideravam o povo judeu como um "povo sujo".
Para que fossem facilmente identificados, os nazistas impuseram aos judeus o uso de uma faixa branca no braço com uma estrela de David estampada em azul.
De dentro de sua casa, no bairro judeu, o pianista presenciou uma das cenas mais chocantes de sua vida: um homem aleijado ser atirado da janela de sua casa abaixo. O motivo? Ele não ter se levantado quando os soldados de Hitler adentravam em sua residência e ordenaram que todos ficassem de pé. Todos se levantaram, menos ele, já que era cadeirante. Os nazistas logo trataram de jogá-lo pela janela, em seguida mataram todo o resto de sua família.

Após três anos convivendo no bairro, Szpilman viu sua família ser transferida junto com muitos outros judeus para um campo de concentração nazista de extermínio. Os nazistas os enganavam, dizendo que seriam todos transferidos para trabalharem, sendo que na verdade todos estavam sentenciados à morte.
O pianista foi escolhido por um dos soldados para permanecer em Varsóvia e trabalhar em construções para eles, junto com alguns outros 'sortudos'. Ao fim do dia de

Relacionados