RESUJMO DE MAQUIAVEL

697 palavras 3 páginas
TRATADO DA NATUREZA HUMANA

Da fonte da Obediência Civil

O texto relata que é possível a existência de uma sociedade sem governo, e com a existência de um governo, este serve para manter vantagens sobre certas circunstancias.
David Hume cita que ”os primeiros rudimentos do governo surgem de disputas entre homens não da mesma sociedade, mas de sociedades diferentes”, Tratado da Natureza Humana. Diferença de riquezas causara estranhamento entre sociedades ocasionando domínio e subordinação ente si.
Não há, em tempos de paz, sentido de autoridade, sendo que esta somente se manifesta em tempos de guerra. Essa autoridade pode mostrar àquele que a gozou suas vantagens esquecer-se do dever de preservação da paz e harmonia.
Embora os homens mantenham uma sociedade sem governo, não pode mantê-la sem justiça e essa justiça se fortalece em três pilares fundamentais que diz respeito à estabilidade da posse, à sua transferência por consentimento e ao cumprimento de promessas, sendo-as anteriores ao governo e o primeiro sentido de obrigação, sem que essa obrigação tenha sido pensada.
O direito da promessa cabe a necessidade da formação de governos para manter a paz e a justiça, diante dos magistrados escolhidos temos a promessa da obediência civil, ou seja, uma obrigação moral. Mas como a justiça natural, assim como a civil tem origens nas convenções humanas, as três leis fundamentais caem por terra mostrando que são apenas estabelecidas para contrabalancearem inconvenientes. E como na formação do governo os deveres civis estão ligados aos deveres naturais por uma convicção moral, os homens acabam aceitando como direito natural, no cumprimento das promessas em obediência aos termos civis da sociedade formada.
Alguns filósofos, ao referir-se a essas três leis do direito natural e ao percebê-las como tão antigas quanto à sociedade aproveitam-se dessa antiguidade e obscuridade para negar que sejam invenções humanas.
Essas leis fundamentais foram inventadas pelos

Relacionados