Resudo das duas faces de um crime

4220 palavras 17 páginas
1) Liste e explique as subdivisões do mercado financeiro quanto a Atuação e Maturidade.

A divisão do Mercado Financeiro é feita em quatro segmentos:

a) Mercado de Capitais (captação das empresas) : é um sistema de distribuição de valores mobiliários, proporcionando liquidez aos títulos de emissão e viabilizando seu processo.
Tipos de títulos negociados: • Ações: títulos que representam o capital das empresas. • Debêntures: títulos de créditos, emitidos pelas empresas (podem ser conversíveis em ações). • Outros: Empréstimos de terceiros • Reinvestimentos de lucros • Empréstimos de acionistas

b) Mercado Monetário: tem como característica principal operações que se realizam em curto prazo ou curtíssimo prazo. Também é utilizado como instrumento de política monetária, através dele o Banco Central atua sobre o nível de liquidez da economia quando pretende reduzi-lo, da seguinte forma; • Vende títulos de sua emissão ou emissão do tesouro nacional, retirando assim moeda do sistema financeiro.

c) Mercado de crédito: onde são efetuados os empréstimos e financiamentos de curto, médio e em menor escala, longo prazo, visando atender desde as necessidades de consumo corrente de bens duráveis até o capital de giro das empresas. É onde são feitos os empréstimos do dia-a-dia.

d) Mercado Cambial: onde são realizadas operações que envolvem a necessidade de conversão de moeda estrangeiras em moedas nacionais e vice e versa. Os elementos que participam deste mercado se dividem nos que produzem divisas (exportadores, os que tem a receber empréstimos ou investimentos do exterior e turistas estrangeiros); e os que remetem divisas (os importadores, os que devem recursos ao exterior através de empréstimos ou repasses de lucros ou dividendo e turistas estrangeiros.)

2) Conceitue: Selic e Cetip.

SELIC significa Sistema Especial de Liquidação e Custódia. É um grande sistema computadorizado, a cargo do Banco Central do Brasil e da Associação

Relacionados