Restaurante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4300 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE PORTO-ALEGRENSE – FAPA


PROJETO DE PESQUISA



RAFAEL SOMMER













PLANO DE NEGÓCIOS PARA A ABERTURA DE UMA ACADEMIA




















ORIENTADORA: PROF.º




PORTO ALEGRE
2012
FACULDADE PORTO-ALEGRENSE – FAPA


PROJETO DE PESQUISA



RAFAEL SOMMER













PLANO DE NEGÓCIOS PARA A ABERTURA DE UMAACADEMIA












Projeto de pesquisa do curso pesquisa em administração, apresentado à Faculdade Porto-Alegrense – FAPA, como requisito parcial para a obtenção do título de bacharel em administração.




ORIENTADORA: PROF.º




PORTO ALEGRE
2012
SUMÁRIO


1- INTRODUÇÃO 4

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA 4

1.2 DEFINIÇÃO DO PROBLEMA 5

1.3OBJETIVOS 5

1.3.1 OBJETIVO GERAL 5

1.3.2 OBJETIVO ESPECIFICOS 6

1.4 JUSTIFICATIVA 6

2- REVISÃO DA LITERATURA 7

2.1 PLANO DE NEGÓCIOS 7

2.2 EMPREENDORISMO 9

2.3 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 10

2.4 PRINCIPIOS 12

2.5 VALORES 13

2.6 MISSÃO 14

2.7 VISÃO 14

2.8 MARKETING 15

3- METODOLOGIA 19

3.1 DELINEAMENTO 19

3.2 DEFINIÇÃO DA AREA OU POPULAÇÃO-ALVO 19

3.3PROCEDIMENTOS DE COLETA DOS DADOS 19


3.4 PROCEDIMENTOS DE ANÁLISE DOS DADOS 20

3.5 CRONOGRAMA 20

4- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICOS 22


1. INTRODUÇÃO


1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA


Com mercados mutáveis a grandes velocidades e a expectativa de atender e suprir as exigências do mesmo, as empresas a cada dia que passa, sente-se obrigadas a aprimorar e se adequar ao mercadoconsumidor.
Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso do que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições. E por que planejar? O índice de mortalidade das micro e pequenas empresas, nos primeiros anos de existência, atinge percentuais elevados, o que tem sido motivo de análise e discussão em vários âmbitos da sociedade, do meio acadêmico ao empresarial. Segundo Dornelas(2008), o índice de mortalidade das empresas gira em torno de 70% ou mais.
Neste cenário competitivo, o conhecimento dos métodos e rotinas é fundamental para o desenvolvimento e crescimento do negócio. Torna-se extremamente importante um estudo para criação e implantação de um novo empreendimento. No entanto, por ser em um ramo na qual é altamente competitivo e com fatores críticos de sucessonem sempre fáceis de serem alcançados, a probabilidade de tornar o negócio lucrativo deverá ser o resultado de muito esforço e de uma análise setorial bem feita. Logo é imprescindível experiências anteriores no negócio bem como um capital financeiro disponível para tornar o empreendimento uma realidade.
Para tanto, o plano de negócios é um instrumento que tem como função mostrar a capacidade epossibilidade do nascimento do novo empreendimento, podendo imaginar os possíveis fracassos e necessidades deste nicho. Devem-se coletar informações sobre o negócio para após, avaliar a oportunidade e determinar estratégias de entrada no mercado.




1.2 DEFINIÇÃO DO PROBLEMA


Em nosso plano de negócios que será desenvolvido, identificamos uma grande variedade de opçõesgastronômicas que está estritamente relacionada ao hábito por grande parte da população, na escolha do restaurante, bar ou lanchonete. É notório que os Porto Alegrenses nos últimos anos, tem sido um dos principais responsáveis pelo rápido crescimento deste mercado.
Visando tal crescimento, observamos um aumento na diversidade dos tipos de comida, nos serviços prestados, na decoração dos ambientes, nalocalização dos estabelecimentos e as inovações criadas para se diferenciar no ramo.
Esta diversidade está tornando o segmento do restaurante cada vez mais competitivo, exigindo no setor estratégias diferentes, inovações, cardápios diferenciados e principalmente qualidade tanto nos produtos oferecidos quanto no serviço prestado.
Para a abertura do novo empreendimento é essencial a...
tracking img