Restaurando a auto estima

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3598 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Restaurando a auto-estima:
Valorizando o Idoso



1. Introdução

O presente projeto é uma proposta exigida pela grade curricular do modulo do Idoso será realizado no Centro Comunitário do Bairro Estrela do Sul e se trata de uma proposta voltada para a comunidade idosa da região. Com a supervalorização da disposição física e habilidade de ser útil para sociedade o idoso se sentedesvalorizado, abandonado e conseqüentemente ocorre uma queda abrupta na sua auto-estima.E pensando no bem-estar do idoso chegamos a conclusão que seria necessário criar um grupo que tivesse o objetivo de restaurar essa auto- estima e fazer com que cada idoso tivesse contato com outros idosos que sentem-se desvalorizados também para que vejam que não são os únicos.
O projeto então visa impossibilitar aqueda da auto-estima desse idoso e valorizar e restaurar a auto-estima desses pacientes, por meio de reuniões planejadas, dinâmicas, e as necessidades que por ventura possam surgir durante as reuniões.

1. Objetivos

2.1 Objetivos Gerais
*
Este trabalho tem em mente o objetivo de focar em uma parcela da população que muitas vezes é esquecida sua necessidade de atenção sejapor falta da procura por parte deles ou por sua baixa auto-estima que os faz achar que não vão receber atenção.
Por meio de dinâmicas e atividades planejadas a auto-estima desses idosos será restaurada, e temas pertinentes a realidade deles serão discutidos.
E conseqüentemente atendemos as necessidades exigidas pelo estágio de elaboração e execução de um projeto com o publico alvo de Idosos.2.2 Objetivos Específicos
*
Temos como objetivo especifico a aplicação de nosso conhecimento psicológicos em um atendimento diferenciado, sendo assim podendo atender a uma demanda especial que seriam esses idosos que são muitas vezes rotulados de necessitarem só do atendimento médico, como cardiologistas, geriatras, etc.
Como sabemos que hoje o profissional necessita adequar-se asdemandas, e muitas vezes as limitações de espaço dos órgão públicos sendo assim sempre é necessário ter uma proposta diferente que possa possibilitar o nosso trabalho da melhor forma possível.
3. Metodologia

O trabalho foi realizado por meio de visitas semanais ao Centro Comunitário do, todas as segundas-feiras no período vespertino. O grupo foi escolhido pela equipe do Centro Comunitário, todostêm faixa etária encaixando-se o idoso.
Os materiais para realização deste projeto seriam as reuniões semanais supervisionadas, com dinâmicas adequadas ao publico alvo. Mais o objeto principal do trabalho seria a escuta do paciente mesmo, muitas vezes sem nenhuma interpretação apenas para suprir uma necessidade deste paciente.
16/08/2010 – Apresentação e dinâmica do nome
23/08/2010 – Dinâmica daEscultura
30/08/2010 – Dinâmica Eu
06/09/2010 – Dinâmica Comunicação Efetiva e Filme O Sobrevivente dos Andes ou Naufrago
13/09/2010 – Dinâmica A Historia da Maquina Registradora e
20/09/2010 - Dinâmica: A Vida é uma Novidade Vibrante
27/09/2010 - Dinâmica Medo de Desafios
04/10/2010 – Filme “Antes de Partir”
11/10/2010 – Dinâmica Pra quem você tira o chapéu
18/10/2010 – Dinâmica daSensibilidade
25/10/2010 – Dinâmica Substantivo
01/11/2010 – Filme Morangos Silvestres
08/11/1010 – Momento para contarem suas experiências mais marcantes
15/11/2010 - Momento para contarem suas experiências mais marcantes
22/11/2010 – Filme Cocoon
29/11/2010 – Fechamento do projeto e Filme A Balada de Narayama

Dinâmicas utilizadas:
DINÂMICA DO NOME
 
Esta dinâmica propõe um "quebra gelo"entre os participantes. Ela pode ser proposta no primeiro dia em que um grupo se encontra. É ótima para gravação dos nomes de cada um.
Em círculo, assentados ou de pé, os participantes vão um a um ao centro da roda (ou no próprio lugar) falam seu nome completo, juntamente com um gesto qualquer . Em seguida todos devem dizer o nome da pessoa e repetir o gesto feito por ela. 

DINÂMICA DA...
tracking img