RESSUMO SOBRE RAID

596 palavras 3 páginas
Ressumo sobre RAID

RAID: Redundant Array of Independent Disks ou simplesmente Conjunto Redundante de Discos Independentes.

Existem vários mecanismos de RAID distintos, dos quais se destacam o RAID 0 até o RAID 6, além dos RAID 10 e RAID 0+1. Cada um deles é destinado para um problema em específico, portanto, possuindo características próprias.

Estas técnicas podem ser usadas isoladamente ou em conjunto.

RAID 0

Como já falei o sistema RAID, consiste em um conjunto de dois ou mais discos rígidos com dois objetivos básico: tornar o sistema de disco mais rápido, acelerando o carregamento de dados, através de uma técnica chamada divisão de dados (Data Stripping), e também tornar o sistema de disco mais seguro, através de uma técnica chamada espelhamento.

RAID 1

Faz com que o conteúdo de um disco rígido seja inteiramente copiado para outro disco rígido, de forma automática, oferecendo redundância de arquivos. Em caso de danos a um dos discos o segundo entra automaticamente em ação.

RAID 0+1

A divisão de dados e o espelhamento podem ser combinados ao mesmo tempo. Essa configuração necessita de no mínimo quatro discos rígidos. A divisão de dados será usada em dois discos para aumentar a velocidade, enquanto que os outros dois discos serão backup dos dois primeiros. Se um dos discos falhar, o sistema começa agir como um sistema RAID 0.

RAID 3-6

Duplicar um disco inteiro como backup pode não ser uma ótima opção, principalmente se a máquina utiliza vários Hds ao mesmo tempo. Por isso, os mecanismos de RAID 3 até o RAID 6 efetuam cálculos de paridade de uma mesma posição em todos os discos e armazenam o resultado em um novo disco. Dependendo do RAID utilizado, o esquema de paridade varia um pouco, mas o princípio continua o mesmo. Em seguida, um novo cálculo de paridade é efetuado. Caso os resultados obtidos sejam distintos, significa que algum bit está incorreto.

RAID 4

No RAID 4, usam-se no mínimo 4 discos onde que os 3

Relacionados