Ressonancia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1776 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto



Portfolio geral da 3a semana do módulo 4
Eixo temático: Imagens Médicas







resumo do problema:
Nesse problema é apresentado as dificuldades na transferência entre hospitais de uma paciente obesa. Além destas dificuldades, a paciente deve fazer uma tomografia para diagnosticar certa doença, quando surgem dúvidas quanto as limitações técnicas do tomógrafo que deve serutilizado no exame.
Objetivos DE APRENDIZAGEm

Compreender o conceito de obesidade androide
Entender o conceito de tomografia helicoidal
Entender a diferença entre os detectores de xenônio pressurizado e de estado sólido
Avaliar quais exames de imagem são mais indicados para o diagnóstico do pneumomediastino

TERMOS DESCONHECIDOS:
Obesidade androide: De acordo com a localização e adistribuição da gordura corporal pode-se classificar dois tipos de obesidade: ANDRÓIDE E GINECÓIDE.
Na obesidade andróide (forma de maçã) observa-se maior quantidade de células adiposas na região abdominal e torácia, é mais comum em homens. Já na obesidade ginecóide (forma de pêra) observa-se grande número de células adiposas na região dos quadris e coxas, esta forma é mais comum em mulheres.
Após amenopausa as mulheres tendem a aumentar o acúmulo de gordura na região abdominal. O acúmulo de gordura abdominal ou visceral aumenta o risco cardiovascular; o metabolismo da gordura abdominal é diferente de gorduras localizadas em outras áreas.
A gordura quando localizada no abdome provoca o aumento do fluxo de ácidos graxos livres, triglicerídeos e colesterol para o coração, aumentando o risco deentupimento de veias e artérias.
Uma maneira de determinar o risco cardíaco em relação a este acúmulo de gordura no abdome é a medida cintura/quadril. Valor da circunferência da cintura ( altura do umbigo) dividida pelo valor da circunferência do quadril (altura da maior circunferência das nádegas):


CINTURA (cm)
____________
QUADRIL (cm) (1)

ICQ: O ICQ (índice cintura/quadril) é utilizadopara relacionar a gordura localizada na região abdominal e no quadril. A fórmula para calcular esse índice é:
ICQ = perímetro cintura (cm)/perímetro quadril (cm)
Um resultado superior a 1 para homens ou 0,8 para mulheres indica que há excesso de gordura abdominal e isso pode representar risco à saúde, como as doenças coronarianas.
IAC: O Índice de Adiposidade Corporal, mais conhecido como IAC,é uma novidade em se tratando de métodos para medir a gordura do corpo.
Ele usa a medida dos quadris para realizar o cálculo e segue a seguinte lógica: Quanto maior forem os quadris em relação à cintura, mais acima do peso se está.
Embora o IMC seja amplamente utilizado e fácil de calcular, ele possui falhas. Por exemplo, uma pessoa magra, mas muito musculosa pode ter um IMC alto, o que, deacordo com o cálculo, irá indicar que ela está acima do peso, quando na realidade isso não é verdade.
Ao contrário do Índice de Massa Corporal (IMC), geralmente utilizado como um substituto para a gordura corporal, o IAC é calculado sem o uso de peso. Afirma-se que, com base em estudos populacionais, o IAC pode ser usado para calcular a porcenta anatomia geral.que se localiza atrás do esternogem degordura corporal de homens e mulheres adultos de etnias diferentes. (2)
Beta-agonista: Beta-agonistas (agonistas B-AR) são substâncias que ativam os receptores beta-adrenérgicos (B-AR), conhecidas como agentes repartidores, que têm sido utilizados e estudados em espécies zootécnicas por mais de duas décadas, principalmente por seus efeitos na produção de carcaças mais magras e musculosas. Essescompostos sintéticos são farmacologicamente similares às catecolaminas, como a dopamina, norepinefrina (noradrenalina) e epinefrina (adrenalina), que são compostos utilizados na medicina humana há mais de 30 anos como bronco-dilatadores. Nos animais de produção, os agonistas B-AR já estudados são: cimaterol, clenbuterol, L-644-969, ractopamina, salbutamol e zilpaterol, os quais são administrados...
tracking img