Ressonância

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1495 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo de Ressonância através da variação de cores dos indicadores em função do pH.

1. INTRODUÇÃO

Os indicadores de pH, são frequentemente ácidos ou bases fracas. Quando adicionados a uma solução, os indicadores de pH ligam-se aos íons H+ ou OH-. A ligação a estes íons provoca uma alteração da configuração eletrônica destes indicadores e, consequentemente, altera-lhes a cor.
Oaumento ou a diminuição de espécies ácidas ou básicas no meio fará com que o equilíbrio se desloque para a esquerda ou para a direita, e a cor resultante será dependente das concentrações relativas de IndH e Ind-, que são as espécies responsáveis pela coloração do meio. As cores que observamos podem ser formadas a partir de apenas três comprimentos de onda básicos. O PH maior que sete se encontrano meio-básico; menor que sete no meio-ácido; igual a sete-neutro.

2. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Estudar Ressonância em Hidrocarbonetos Aromáticos através das variações de cores em diferentes indicadores em função do pH. Aplicação do extrato de repolho roxo e acesso imediato ao princípio ativo (antocianinas).
Para início do experimento organizou-se na bancada os materiais a seremutilizado, béquer de 250 ml, funil, papel filtro, seis tubos de ensaio, estande para tubo de ensaio, bureta, bastão de vidro, pipeta graduada de 10 ml, pisseta com água destilada, papel indicador, tripé, balança analítica e manta aquecedora.
Em seguida com todos os materiais prontos a serem utilizados organizou-se os reagentes, indicador de fenolftaleína, indicador alaranjado de metila,solução 0,1 mol L de ácido clorídrico, HCL e solução 0,1 mol L de hidróxido de sódio, NaOH.

1. Híbridos de ressonância dos indicadores fenolftaleína e alaranjado de metila.

a) Transferiu-se uma gota do indicador (primeiro fenolftaleína em dois tubos de ensaio; segundo alaranjado de metila também em dois tubos de ensaio). A seguir separaram-se os tubos a ficarem dois pares alaranjado demetila/fenolftaleína. Em seguida foram adicionados 3,0 ml de água destilada com pipeta graduada de 10 ml nos quatros tubos de ensaio. Após adicionar a água destilada foi medido o pH da solução de cada tubo de ensaio.

b) Logo foi preenchida a bureta de uma solução de NaOH 0,1 mol L, e com o auxilio da bureta com NaOH 0,1 mol L foi adicionado em um dos pares de tubo de ensaio a substância atémodificar a cor do indicador (se houver). Em seguida foi medido o pH da solução de cada tubo de ensaio e anotado a cor.

c) O outro par de alaranjado de metila/fenolftaleína foi feito o mesmo procedimento com a bureta só que com a solução de HCL 0,1 mol L. Adicionado nos tubos de ensaio até modificar a cor (se houver). Em seguida anotado a cor e medido o pH novamente.

2. Preparo do extrato deflor roxa e do papel indicador.

a) O preparo da flor roxa é de 15g da mesma adicionada em um béquer, foi adicionado também 75 ml de água destilada e pressionando essa mistura com um bastão de vidro, para que a flor libere a substância antocianina na água. Conforme Figura 1.

Em seguida essa mistura foi levada a uma manta aquecedora para ser fervida por 15 minutos. Depois de fervidaessa substância é filtrada. O procedimento de filtração da substância foi feito a um funil acoplado no tripé com um papel filtro e outro béquer de 250 ml na saída do funil para captar a solução filtrada.

b) Com duas tiras de papel indicador cortadas devidamente de comprimento 0,5 cm a altura de 10 cm. Essas tiras foram imersas na solução filtrada e deixadas secar por alguns minutos. Emseguida foram colocadas uma em cada tubo de ensaio. Em um dos tubos de ensaio continha substância ácida e outra básica. Um tubo de ensaio foi preparado com NaOH 0,1 mol L e medido seu pH inicial em seguida colocado a tira de papel indicador anotado a cor (se houver) e medido novamente seu pH final. A outra substância no segundo tubo de ensaio foi adotado o mesmo procedimento só que neste foi preparado...
tracking img