Ressenha do filme professora sem classe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (895 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Apreciamos a iniciativa da professora em usar o filme “Professora sem Classe” para nos mostrar o que acontece em uma sala de aula quando há falta de compromisso do professor com o projeto políticopedagógico da escola e com o aluno e tudo aquilo que o cerca dentro e fora da escola.
O filme retrata uma escola pública americana, com metodologia de ensino aparente-mente tradicional, bem como sãosuas salas de aula, com carteiras enfileiradas, quadro negro e mesa do professor.
O grupo de professores é bastante heterogêneo, como igualmente vemos nas escolas em geral. Há professores mais tímidos,há a professora que é compreensiva e que tenta prender a atenção dos alunos de qualquer jeito e a professora Elizabeth Halsey, que diz que só escolheu esta profissão porque trabalha poucas horas pordia e tem a oportunida-de de tirar férias durante o verão. Em nenhum momento ela se preocupa com os alunos. Vemos nela uma profissional totalmente sem didática. Mesmo nos momentos que tenta ajudarseus alunos, ela sempre apela para o lado do erotismo, da sexualidade. Observa-mos que Elizabeth usa de seu autoritarismo para aplicar suas aulas, nunca dá a seus alu-nos a oportunidade da fala, e usasempre o mesmo recurso: a exibição de vídeos. Suas aulas são monótonas e não se estabelece uma relação afetiva entre ela e os alunos.
Aparentemente os professores mantêm um bom relacionamento entresi. Entretanto, Elizabeth não tem interesse em se relacionar com nenhum outro professor ou com nada referente à escola, a menos que envolva dinheiro ou a participação conjunta com o pro-fessor dematemática substituto Scott Delacorte, um “esquisitão” muito rico a quem ela quer conquistar simplesmente por dinheiro. Mesmo quando ele assume um romance com a professora Amy Squirrell, Elizabeth não medeesforços para separá-los. Ao longo do filme ficam claros os jogos de interesses que rondam algumas relações, inclusive na equipe administrativa com os professores.
Devemos salientar como a...
tracking img