Respostas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2017 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA
DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

CRISTIANE CARDOSO DA SILVA – RA 6580306397
GABRIELA SILVA RIBEIRO – RA 7121524521
PRISCILA LEITE DE ALMEIDA- RA 6783383451
SHEILA DE FÁTIMA AZEVEDO- RA 6942009187
THAÍS TEIXEIRA DE FARIA – RA 6505227560

TUTORA EAD: MONIQUE MARGARETH METZER DE LIMA

Jundiaí/SP
2013
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivoanalisar o conceito do comportamento organizacional, da eficiência e da eficácia, abrangendo situações em que o indivíduo se relaciona com diversos ambientes, sejam eles, o trabalho ou a vida social. As empresas costumam se adaptar às diferenças de cada indivíduo, buscando a estabilidade e organização no ambiente de trabalho. Embora, esse comportamento de organização não afete só no núcleo dosnegócios como também na vida interpessoal de cada um de seus colaboradores, a perspectiva desse conceito é de que vivemos em constante mudança e inovação, seguindo sempre os avanços do modernismo. Eficiência é relativa aos meios, como fazer as coisas da melhor maneira possível. Ser eficiente significa executar da melhor maneira possível, evitando desperdícios e maximizando a produtividade. Eficácia serelaciona aos fins, qual o objetivo correto a se perseguir. É mais importante que a eficiência, pois sem o direcionamento correto a melhor execução só levará a resultados desnecessários.



CAP. I
O comportamento organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações.
No intuito de alcançarprodutividade, rotatividade, reduzir o absenteísmo, promover a cidadania organizacional e trazer maior entendimento sobre as lacunas empresariais para que o desenvolvimento contínuo e assertivo de soluções tragam atitudes e motivações que estão estreitamente vinculadas às necessidades, às carências ou desejos que as pessoas podem apresentar em cada momento.O estudo de CO consiste todos esses elementos: comportamento, as atitudes, desempenho dentro do ambiente, e todos efeitos causativos sobre as pessoas e o trabalho, o que é fundamental na compreensão do conjunto.
Entre variáveis na ciência de CO estão a estrutura, clima e cultura organizacional, ambiente de trabalho, planejamento, habilidades interpessoais.
Segundo Chiavenato por sua vezdefine ‘‘CO ’’ como o estudo de indivíduos e grupos atuando em organizações. Preocupa-se com a influência das pessoas e grupos sobre as organizações e, vice-versa, com a influência das organizações sobre as pessoas e grupos.
Derek Pugh por sua vez define ‘‘CO’’ como estudo da estrutura, do funcionamento e do desempenho das organizações, bem como o comportamento dos grupos e indivíduos dentroela.
Os dois autores apesar da diferença apontam para o mesmo caminho sobre estudo do comportamento do individuo e que determinam que a área de comportamento organizacional estude o comportamento de cada pessoa, de cada setor e da empresa como um todo. Enfim tanto Chiavenato e Derek Pugh falam não só da influencia dos indivíduos sobre as organizações, mas também sobre a influência que asorganizações exercem sobre as pessoas e grupos.

SISTEMAS ABERTOS E FECHADOS

Os sistemas são um conjunto de elementos relacionados que desenvolvem atividades para atingir objetivos, é qualquer entidade, conceitual ou física, composta de partes inter-relacionada ou interdependentes, dotada de um objetivo(trabalho, planejamento, habilidades interpessoais).Dependendo da maneira como serelacionam com seu ambiente, os sistemas podem ser abertos ou fechados:

QUADRO COMPARATIVO ENTRE SISTEMAS ABERTOS EFECHADOS NO CO.
SISTEMA ABERTO | SISTEMA FECHADO |
Influencia o meio exterior e vice-versa esta constante interação e interdependência. | Recebem poucas interferências externas por outro lado não influenciam. Objetivava deste modo a perfeição na empresa. |
Mantendo um continuo...
tracking img