Respostas unidade 1 - desenvolvimento e mudanças do estado brasileiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (420 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Desenvolvimento e Mudanças no Estado Brasileiro
Atividade da 1ª Semana

1) O primeiro modelo político e econômico da República Velha foi o chamada República da Espada, onde o período foi dominadopelos militares, tendo como principais medidas a separação entre Estado e Igreja, bem como o rompimento das relações com a família real. O segundo modelo foi a República Oligárquica, onde se tinhacomo principal característica a dominação do coronelismo, fazendeiros que detinham votos de pedaços da população para eleição dos governadores dos estados, que ganharam maior autonomia. Estes, por suavez, elegiam o presidente. Desta feita, a influência dos coronéis, em regra, produtores de café no governo era tremenda.
2) São consideradas principais medidas da Era Vargas: implantação de regras deproteção aos trabalhadores, como criação da Justiça do Trabalho, estipulação da carga horária diária de trabalho de 8 horas, criação das férias remuneradas, estipulação do salário-mínimo, dentreoutras; criação de empresas públicas, como Petrobrás, Vale do Rio Doce, BNDES; aprovação do Código Eleitoral, com estipulação do voto secreto e também do voto feminino; e, principalmente, a reformaadministrativa promovida, com a intenção de instituição de regras do Estado Burocrático.
3) O lema apresentado de “50 anos em 5” vinha em decorrência do Plano de Metas, que contava com 30 objetivos a serematingidos, abrangendo os setores de energia, transporte, indústria de base, alimentação e educação. A intenção era trazer o desenvolvimento para o Brasil em cinco anos que seria realizado em 50 caso oPlano de Metas estabelecidos não tivesse sido desenhado.
4) Principais feitos macroeconômicos e estruturação do sistema financeiro nacional: criação dos Fundos de Participação dos Estados eMunicípios, FPM e FPE; permissão de pagamentos de tributos por meio da rede bancária; reforma dos bancos; criação do Banco Central do Brasil e do Conselho Monetário Nacional.
7) As Causas do golpe...
tracking img