Respostas quincas borba de machado de assis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1595 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Organize um quadro histórico no contexto descrito pelo romance.
O livro Quincas Borba se encontra na segunda das duas distintas fases que marcam a obra machadiana, onde a primeira tem predominância romântica, e a segunda é marcadamente realista. Machado trouxe para sua obra a chamada estética da receptação, onde há na narrativa um diálogo entre o leitor e o narrador, dando assim um maiorsentido ao texto.
Escrito na metade do século XIX, Quincas Borba foi publicado no período em que a ciência dominava as atenções, bem como o progresso tecnológico. O Brasil da época de Machado de Assis tinha uma economia agrícola, com a ascensão da cana-de-açúcar e do café, onde os grandes proprietários de terra detinham não apenas o poder econômico como o poder político. Neste mesmo período aconteciatambém um avanço considerável na infraestrutura, com a inauguração da primeira estrada de ferro, e a criação da luz elétrica. A sociedade da época também passava por grandes mudanças, com a Abolição da Escravatura, a Guerra do Paraguai, e o abalo à estrutura do regime monárquico, onde o Brasil daria início a um novo cenário político: a República. Em meio a esse contexto, Machado de Assis inaugurao Realismo Brasileiro com grandes obras da literatura. A publicação de Quincas Borba ocorre no momento de transição entre o regime monárquico e o republicano.
É marcante também na obra em relação a essa época a cultura e os costumes da população, pois nessa época era muito marcante a fala, as roupas, o respeito ao casamento, como foi descrito na obra.
2) Caracterizar :
A-) Quincas Borba :Quincas Borba: em síntese, Quincas Borba se destaca pelos seguintes atributos: filósofo doido, esquisito, "com freqüente alteração de humor", "ímpetos sem motivo", "ternura sem proporção", extravagante, bom, alegre, lutava contra o pessi­mismo e desejava a sua continuidade através dos tempos como comprova a sua filosofia "borbista", de natureza "humorística", o Humanitismo. De­pois que morreu, passou,por metempsicose, ao corpo do seu cão, como sugerem as dúvidas de Rubião ao longo da narrativa
B-) Rubião : modo geral, Rubião se caracteri­za assim no romance: tem medo da opinião públi­ca, é indeciso, volúvel, ambicioso, megalomaníaco, obsessivo, desequilibrado, tímido, acomodado, ciumento, influenciável, conflituoso, ocioso, ingê­nuo.
C-) Cristiano : Palha: ambicioso, egocêntrico, vaidoso,bajula­dor, interesseiro, parasita, desonesto, astuto, torpe. "Rotulado por um nome que já lhe traduz o caráter e a personalidade, também se atira ao dinheiro e à
D-) Sofia : perfil de Sofia, no romance, se delineia assim: vaidosa, orgulhosa, dominadora, fria, cautelosa, ambiciosa, sedutora, caráter ambivalente, frívola, sensual e dissimulada.
E-) Carlos Maria : vaidoso, altivo, vazio,galantea­dor: é a caricatura do conquistador de frases feitas e lugares-comuns. Um aspecto que lhe é bastante característico é o de divindade, que Machado iro­niza a toda hora. Casou-se para ser "adorado" pela esposa.


F-) Maria Benedita : tímida, pacata, sem iniciativa, passiva, resignada, influenciável, personalidade fraca. Seu casamento com Carlos Maria que, à pri­meira vista, significou o encontroda felicidade tão longamente sonhada, não passa de um ludíbrio, em virtude do pouco amor que Carlos Maria lhe dedicava.
G-) Camacho : é caricatura do politiqueiro demagogo de frase feita e retórica excessiva; astuto e interesseiro.
H-) Dona Fernanda : casamenteira e um tanto fidalga. No mais, uma boa senhora e esposa dedicada que sabe consertar a gravata do marido nas horas ne­cessárias...(modelo para as menininhas de hoje que nem consertam gravatas nem colarinhos...).
3) Explique a seguinte frase: “ao vencedor as batatas”.
Essa frase tem um significado irônico, pois ela trata sobre o quanto pode valer a vida humana, mais precisamente, mostra que um ser humano pode matar outro por algo insignificante, algo fútil.
Essa frase é demonstrada num exemplo, em que duas tribos lutam pela...
tracking img