Respostas projeto de inovação edcacional

811 palavras 4 páginas
Resumo
Aula-tema 02: As primeiras experiências educacionais com tecnologia da informação.
Nesta aula-tema iniciaremos a abordagem mais diretamente aprofundada às tecnologias aplicadas à educação.
O PLT de Novas tecnologias e mediação pedagógica, contribui para a formação das ideias de como podem ser articulados os papéis dos professores e alunos, por meio do uso de computadores. Apresenta também as oportunidades que a tecnologia nos oferece como facilitadora do desenvolvimento da intuição, flexibilidade, adaptação a ritmos diferentes, novos papéis para os alunos e para os professores. Esses temas aparecem em diversos momentos do livro, por exemplo, nas páginas 53, 73, 75, 77, 135, 141, 143, conforme aprofundaremos nas aulas futuras.
Antes disso, porém, para início de nossa trajetória e melhor compreensão das ferramentas que temos hoje à disposição, é interessante resgatar um pouco de história e

de

algumas

lições

importantes

que

devemos

considerar.

Podemos dizer que a história recente das tecnologias aplicadas à educação baseada em computadores, remonta à época dos primeiros modelos de computadores pessoais. Era uma época em que poucas pessoas possuíam computador em casa, pois eram caros, e havia poucas alternativas de programas computacionais. As máquinas eram munidas apenas de editores de texto, planilhas e ferramentas de apresentação. Nos primeiros tempos, décadas atrás, algumas escolas, sobretudo particulares de ensino fundamental e médio, optaram por utilizar o computador como ferramenta na perspectiva de preparar o aluno para o mercado de trabalho.
Algumas escolas buscaram formas de integrar essas ferramentas ao currículo incluindo até mesmo a disciplina “Informática” em sua grade curricular.
Com o tempo, o ensino técnico, “de informática”, foi dando lugar ao ensino “com informática”, e os educadores pareciam ansiosos para integrar o uso do computador como ferramenta em projetos e atividades

Relacionados

  • EDUCAÇÃO DO FUTURO:Uma Visão Sobre o Uso de Computadores na Educação Fundamental
    17883 palavras | 72 páginas
  • Atores da inclusão na universidade
    34396 palavras | 138 páginas
  • FDSDF
    37178 palavras | 149 páginas