Respostas do pli fndb

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2738 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A) Escreva os nomes dos programas que integram os programas do livro, identificados pelas siglas abaixo:

PNLD:    Programa Nacional do Livro Didático     

PNBE:       Programa Nacional Biblioteca da Escola
  

B) De que maneira cidadania e gestão democrática estão espelhadas nos programas do livro?

Resposta:
Tanto a cidadania quanto a Gestão Democrática colaboram com o professor naescolha de melhores livros, pois são os docentes que conhecem o contexto escolar. Sendo assim, a participação de todos os envolvidos no processo ensino e aprendizagem indica que a cidadania e Gestão Democrática estão presentes nesse processo. E ainda, o professor em conjunto com a equipe gestora trabalha na perspectiva de diagnosticar as necessidades da sala de aula, para promover diferentesoportunidades com o Programa do Livro. Assim como a cidadania pressupõe correspondência entre direitos e deveres do Estado e dos cidadãos, os programas do livro também pressupõem direitos e deveres.

C) Converse com parentes, amigos e vizinhos, inclusive crianças estudantes, sobre os programas do livro, para verificar os conhecimentos que eles têm a respeito do tema, se atuam de alguma forma emprol dos programas e em que grau o fazem. Escreva suas percepções no quadro abaixo.
Resposta:
Ao fazer uma análise sobre o conhecimento que as pessoas tem acerca do Programa do Livro (PLI) podemos perceber que a maioria delas não tinham conhecimento do que vinha a ser o Programa do Livro, mas reconhecem a importância da utilização desse material em sala de aula. Percebem que os alunos deveriam tercuidado com esse material que é tão caro para o bolso dos pais e a escola pública fornece gratuitamente.

UNIDADE 2

2) Como você entende a evolução dos programas, principalmente com relação à qualidade e à abrangência?

Resposta:
Inicialmente o Instituto Nacional doLivro(INL) foi criado com a função de legitimar o livro didático nacional e incrementar a sua produção. Durante o EstadoNovo – governo implantado por Getúlio Vargas, a partir de 1937, e marcado pela centralização política –, mais precisamente em 1945,
foi estabelecida uma legislação (Decreto-lei nº 8.460, de 26 de dezembro de 1945) para que, além do controle da distribuição, houvesse também o controle da produção e da importação do livro. Agora podemos notar que o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) tem aconcepção de distribuição tendo como tônica a melhoria da qualidade do ensino, assim como a formação de leitores.

3) Chiquinha, filha de dona Ana, é estudante da 3ªsérie (4º ano) e se transferiu para uma escola pública de ensino fundamental, inaugurada há pouco mais de um mês, próxima de sua casa. Qual não foi a surpresa de dona Ana quando a filha chegou em casa com uma lista de livros didáticosque precisaria comprar. A compra dos livros era um custo com que ela não tinha como arcar! Como você pode ajudar dona Ana?
Resposta:
Em primeiro lugar notificar que a escola será atendida pela reserva técnica disponível nas secretarias de educação estaduais e municipais, porém para que isso aconteça é necessário o cadastramento imediato da unidade de ensino no censo escolar. Depois acessar osite do inep, escolher a opção cadastramento dinâmico e registrar a escola recém-criada a qualquer momento. Com essa iniciativa os pais dos alunos desta escola não mais surpresa e nem com que se preocupar.

4) Faça uma pesquisa em uma escola da sua comunidade sobre o processo de escolha do livro didático. Compare os procedimentos dessa escola com o que está estabelecido nesta unidade.
Resposta:O processo da escolha dos livros didáticos é feito em um único dia, onde os mesmos são avaliados pelos professores, de acordo com o processo que tomamos conhecimento. Não há uma preocupação pelos professores em fazer uma analise prévia, bem como uma leitura do guia para saber os pontos fracos e fortes de cada obra, mas há um comprometimento da escola/professores em fazer avaliação dos livros...
tracking img