Respostas de todos os tipos de direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 51 (12539 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ética
1- Tradicionalmente, a ética é entendida como um estudo ou uma reflexão cientifica ou filosófica sobre os costumes ou ações humanas.
2- Podemos chamar de ética a própria vida, quando conforme aos costumes considerados corretos. As questões da ética nos aparecem todos os dias.
3- Pode ser considerado que sim, já que um comportamento correto em ética nada mais é do que um comportamentoadequado aos costumes vigentes, e enquanto vigentes socialmente.
4- Sim, já que cada povo tem sua cultura.
5- Não, já que valores de povos ou religiões diferentes determinam éticas diferentes devido aos diferentes valores.
6- Os protestantes, principalmente os calvinistas, sempre valorizaram eticamente muito mais o trabalho e a riqueza, enquanto os católicos davam um valor maior à abnegação, aoespírito de pobreza e de sacrifício.
7- O imperativo categórico, o qual tem este nome por ser uma ordem formal nunca baseada em hipóteses ou condições busca formular a teoria de que os conteúdos éticos nunca são dados do exterior. O que cada um de nós tem, porém, é a forma do dever.
8- É a idéia da vida divina, da equivalência de contemplação filosófica e virtude, e da virtude como ordem aharmonia universal. A distância entre as virtudes intelectuais e morais é pequena, pois a vida prática se assemelha muito à prática teórica.
9- Aristóteles insiste sobre a variedade dos seres, e daí conclui que os bens também devem necessariamente variar. Cada substância tem o seu ser e busca o seu bem: há um bem para o deus, um para o homem, um para a planta, etc.
10- A religião trouxe, sem dúvidaalguma, um grande progresso moral à humanidade. A meta da vida moral foi colocada mais alto, numa santidade, sinônimo de um amor perfeito, e que deveria ser buscada, mesmo que fosse inatingível.
11- Sim, Marx tentava seguir a linha de Kant, que afirmava que o homem deve ser sempre tratado como um fim, e nunca como um meio.
12- Ele diz que o homem pode conhecer o bem e preferir o mal, e a liberdade,quer dizer, também a ética, estaria exatamente nesta zona da problemas.
13- Essas contradições não são todas do mesmo tipo, mas brotam do fato de que o homem é um ser sintético, ou, dito mais exatamante, o homem não é o que apenas é, pois ele precisa tornar-se um homem, realizando em sua vida a síntese das contradições que o constituem inicialmente.
14- Ele aceitava tranqüilamente que anatureza "deva ser dominada", só não aceitando "a dominação do homem pelo homem". Gerando aí uma contradição já que cada homem também é um pedaço da natureza.
15- Nos tempos da grande filosofia, a justiça e todas as demais virtudes éticas referiam-se ao universal, eram virtudes políticas, sociais. Numa formulação de grande filosofia, poderíamos dizer que o lema máximo da ética é o bem comum. E hoje aética ficou reduzida ao particular, ao privado.
16- O profissional de informática, quando executa determinada tarefa, não raras vezes se depara com dilemas éticos. A complexidade das atividades da área leva a desconhecidas possibilidades de ação e a ocorrência de eventuais danos.

CONCEITO DE DIREITO
1- Direito é o conjunto de princípios, de regras e de instituições destinado a ïgular a vidahumana em sociedade.
2- Direito Objetivo é o direito como norma enquanto Direito subjetívo é a faculdade de a pessoa postular seu direito, visando à realização de seus interesses.
3- São semelhantes mas não o mesmo, moral é mais relacionada aos costumes individuais, ética relacionada a costumes da sociedade enquanto direito são as normas da sociedade. São todos valores que mudam com o passar dotempo e por isso estão ligados.
4- O Direito serve como norma para regular a conduta das pessoas, é o dever ser. Ele prescreve uma conduta genérica para o futuro.

RAMOS DO DIREITO
1- Em Direito Natural e Positivo. Que posteriormente podem ser divididos em Direito Público e Privado. Que também podem ser divididos em Direito Constitucional, Econômico, Administrativo, Penal, Financeiro,...
tracking img