Respostas das Questões - Teorias do Letramento Aulta-tema 3

1317 palavras 6 páginas
1
Notas: 1
Sobre a teoria da Grande Divisa, é correto afirmar que:
Escolher uma resposta. a. O letramento era considerado a consequência das semelhanças entre o agir e o pensar de maneira “civilizada” ou de maneira “primitiva”. b. Sob a visão dicotômica sobre a oralidade e a escrita, a pessoa que aprendia a ler e a escrever era considerada primitiva. c. O letramento não causava diferenças significativas nos modos de raciocínio e no uso da linguagem. d. Até a década de 1970, os estudos sobre o letramento defendiam a dicotomia entre oralidade e a escrita. Correto e. Até a década de 1970, os estudos sobre o letramento consideravam que as questões relacionadas à linguagem não deveriam ser tratadas a partir da dicotomia entre oralidade e escrita.

** Resposta correta: Até a década de 1970, os estudos sobre o letramento defendiam a dicotomia entre oralidade e a escrita.

Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Essa resposta é a correta, pois alguns estudos desenvolvidos antes da década de 1970 defendiam a dicotomia entre a oralidade e a escrita, na qual o letramento era considerado causa determinante das diferenças entre o agir e o pensar de forma “primitiva” ou “civilizada”.

Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 2
Notas: 1
Assinale a alternativa correta:
Escolher uma resposta. a. A teoria da Grande Divisa defendia que a oralidade era capaz de modificar o modo de as pessoas usarem a linguagem. b. A escrita, por si só, de acordo com a teoria da Grande Divisa, não pode proporcionar ao indivíduo seu desenvolvimento socioeconômico. c. A teoria da Grande Divisa foi criada com base em concepções do campo da Psicologia e da Linguística. d. Harvey Graff foi um dos principais defensores da teoria da Grande Divisa. e. A teoria da Grande Divisa defendia que o nível de letramento do indivíduo estava diretamente relacionado ao seu desenvolvimento social e econômico. Correto

** Resposta correta: A teoria

Relacionados