respostas capitulo 1 filosofando

Páginas: 6 (1335 palavras) Publicado: 24 de outubro de 2013
Cap 1.
1.
INSTINTO ANIMAL
INTELIGÊNCIA CONCRETA
INTELIGÊNCIA ABSTRATA
Inconsciente da finalidade
Finalidade improvisada, pessoal, criativa
Atos conscientes da finalidade
A ação é realizada por reflexos e instintos
É preciso ter experiência, vive-la para realizar a ação
É planejado , tem-se uma ideia,é pensado ante de realizar a ação
2.
LINGUAGEM ANIMAL
LINGUAGEM HUMANA
Conhecesomente índice
Conhece o símbolo e a índice
Não falam
Falam
Usa a adaptação à situação concreta
Intervém como uma forma abstrata que distancia o homem da experiência vivida

3. ''É possível sobrepor , no homem , uma primeira camada de comportamentos que chamaríamos de 'naturais' e um mundo cultural ou espiritual fabricado. No homem,tudo é natural e tudo é fabricado,como se quiser, no sentidoem que não há uma só palavra ,uma só conduta que não deva algo ao ser simplesmente biológico - e que ao mesmo tempo não se furte á simplicidade da vida animal'' 
4. Ele compara o trabalho do homem com o trabalho do animal, o animal age por instintos cegos, ele não tem uma finalidade da própria ação, já o homem faz um planejamento para alcançar o objetivo (finalidade). Ele diz que o homem é piorque a abelha, mais pelo menos o homem é consciente de sua ação e a abelha não.
5. O que Sísifo faz não é trabalho porque ele estava apenas cumprindo um castigo, uma pena, não estava fazendo aquilo para alcançar um objetivo, não era para gerar nenhum resultado.
6.  O uso da expressão nu natural não é correto, pois o corpo humano em nossa concepção (socialmente) nunca é apresentado totalmente nu, onu para nós não é nada natural. Quando uma pessoa nasce, logo em seguida ela já é envolta em panos, pois em nome de valores (sexuais, amorosos, estéticos) somos ensinados a ocultar nossa nudez. Quando se desnuda, isso também parte de um valor, pois acontece o contrário aos valores já estabelecidos ou então se propõe outros valores.
7. A lenda do Tarzan como todos sabem, retrata quem são oscivilizados e quem são os selvagens, porém com acontecimentos inverossímeis. A lenda conta que ele é uma criança criada por macacos e então vive a lei da selva e não conhece o mundo dos humanos. Depois de um tempo, ele vai à sociedade por causa de uma herança a ele atribuída e passa a agir como humano, mas se pensarmos na realidade não é possível sair repentinamente de uma forma de vida e ir para outra,como aconteceu na lenda, sem que haja uma humanização. Na verdade um ser humano só consegue se humanizar com outro, e não é o que acontece com ele. No caso das meninas-lobo sabemos que é real, pois elas foram humanizadas, e mesmo depois de muito tempo não sabiam muita coisa, então não seria possível o que ocorre na lenda do Tarzan.
8. pela maior facilidade de aprender, transpondo para arealidade, girias.
9. “Ninguém é doutor em tudo”.Ninguém nasce sabendo tudo e nem morrerá sabendo tudo.Há sempre algo novo a se aprender.Em novos lugares,passeios,conhecendo novas pessoas,novos pensamentos,visões diferentes de vida.Cada um busca o que quer para sua vida,cada indivíduo fará o que gosta e o que tem talento de praticar.Assim como pelas coisas boas , pelas coisas ruins também podemosaprender,assim como numa decepção,devemos aprender com nossos atos e escolhas.
10. Na literatura infantil temos como exemplo a história do lobo-mau, três porquinhos e chapeuzinho vermelho. Na literatura adulta podemos citar a história do homem que ao ser mordido por um animal, transforma-se em lobisomem e então a cada ciclo lunar fica inconsciente e não age como um ser humano, passa a não saber o queestá fazendo e só depois que volta a realidade (de ser humano normal) é que pode perceber o que fez e então sofre por motivo da maldição.
11. Por ser um sistema aberto e inclusivo, a democracia permite a participação de vários personagens e tendências, que juntas constroem novas relações e formas de comunicação. Essas ligações são feitas cotidianamente, daí o autor propor a ideia de revolução...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Respostas do Capitulo 1
  • Respostas Capítulo 1 Kurose
  • Resposta capítulo 1 Fixação Kurose
  • Gestão de RH
  • resumo capitulo 1 e 2 livro filosofando
  • filosofando respostas
  • Respostas questões capitulo 1 kurose
  • Respostas do capítulo 1 ao 7 do livro machado/maia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!