Respostas C3a0s Questc3b5es Propostas Na Aula 1

693 palavras 3 páginas
Respostas às questões propostas na Aula 1. É preciso observar os textos, selecionar marcas e fazer hipóteses de leitura a partir delas.

1. Tanto o texto “Monólogo com a sombra” quanto a tela de Portinari demonstram algum desamparo do ser humano diante do mundo. A afirmação de “estar tão perdida” demonstra essa ideia de não saber o que fazer diante do mundo. Porém esse desamparo é diferente no texto II. Este mostra através das imagens de uma criança sobre as mãos dos adultos o quanto é triste a perda de um ente familiar, e tudo mais que isso acarreta.
2. A fotografia em preto e branco de Sebastião Salgado faz uma denúncia da pobreza e das condições de crianças que viveram em assentamentos no Brasil. A imagem da menina é dotada de emoção que pode ser traduzida em tristeza, falta de perspectiva no futuro ou, por outro prisma, mais concreto, falta de saúde, desnutrição e falta de higiene.
3. Texto é qualquer objeto presente no mundo que transmita ideias a um sujeito leitor. Leitura pode ser 1.decodificação de letras 2.interpretação das coisas do mundo, 3.interpretação a partir da bagagem que se tem dos objetos de leitura a nossa disposição.
4. Severino é um homem pobre, nascido em algum lugar do Nordeste brasileiro, sem futuro, vitima da falta de estrutura de seu estado e da falta de oportunidade, como muitos em sua região. Apesar de ter esperança no futuro, vive em uma realidade dura.
5. O texto apresenta uma menina sem condições para se desenvolver educacionalmente, morando em um acampamento, uma infância pobre assim comoo fora a de Severino e de muitos outros cidadãos oriundos do Nordeste do país.
6. Todos que vivemos no Nordeste, e somos muitos, temos a mesma vida, sem nutrição adequada, sem vitaminas.

7. A. Linguagem Mista.

O texto é um gráfico que apresenta um comparativo entre as regiões brasileiras. Nota-se que a região mais populosa é Sudeste, com 80 milhões de habitantes. No gráfico em pizza, verifica-se que o Nordeste possui 53% de habitantes pobres

Relacionados