Respostas behaviorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (902 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
COMPORTAMENTO RESPONDENTE: uma espécie específica de resposta é eliciada por uma espécie específica de estímulo, e o estímulo sempre precede a resposta. Ex.: reflexos da salivação, da transpiração,reflexo patelar, reflexo pupilar.

COMPORTAMENTO OPERANTE: comportamento fortalecido ou enfraquecido por eventos posteriores à resposta. O comportamento operante é controlado por suas conseqüências.É um comportamento voluntário, inclui todos os movimentos de um organismo dos quais se possa dizer que, em algum momento, tem um efeito sobre ou fazem algo ao mundo ao redor.

O ComportamentoRespondente, conforme Pavlov descobriu, pode ser CONDICIONADO, ou seja, pode-se fazer com que um novo evento elicie a resposta. Assim, se um estímulo neutro for associado, um certo número de vezes, a umestímulo eliciador, o estímulo previamente neutro irá evocar a mesma espécie de resposta (uma resposta semelhante ao REFLEXO). O novo REFLEXO, ( exemplo da apresentação da carne ao cão), em que a campainhasozinha elicia a salivação é chamado REFLEXO CONDICIONADO, a campainha que elicia a resposta constitui o ESTÍMULO CONDICIONADO.

ESTÍMULO INCONDICIONADO: é o estímulo que por si só elicia umaresposta.

As conseqüências que fortalecem o comportamento são chamados REFORÇOS.

REFORÇO: é qualquer evento que aumenta a força de qualquer comportamento operante. Ex.: o animal privado de comidapode emitir uma ampla variedade de respostas e qualquer uma delas que seja seguida por alimento será fortalecida.
Um reforço fortalece uma resposta no sentido de que aumenta a probabilidade com que aresposta ocorrerá novamente.
O aumento na freqüência do comportamento reforçado é chamado CONDICONAMENTO.
Se o reforço é interrompido, a freqüência de uma resposta condicionada declina até que nãoocorra numa freqüência maior do que a nível operante. O decréscimo na força de uma resposta condicionada quando não reforçada é chamada EXTINÇÃO.

Um fato importante sobre a definição operacional...
tracking img