Respostas amp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1353 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Gabriela Martins Durães Brandão
XXVI CSAP

1. Conceitue “Gerenciamento da Cadeia de Suprimento”.

O “Gerenciamento da Cadeia de Suprimento” ou Supply Chain Management representa o esforço de integração dos diversos participantes do canal de distribuição através da administração compartilhada de processos-chave de negócios que interligam as diversas unidades organizacionais e membros docanal, desde o consumidor final até o fornecedor inicial de matérias-primas.

2. Relacione “aumento da complexidade dos canais de distribuição”, “evolução do conceito de marketing” e “Foco nos resultados”. Descreva, com detalhes, como esses conceitos se relacionam.

Os canais de distribuição são representados pelo conjunto de unidades organizacionais, instituições e agentes, internos eexternos, que executam as funções que dão apoio ao marketing de produtos e serviços de uma determinada empresa. Com a evolução e o desenvolvimento do conceito de marketing, os canais de distribuição sofreram alterações e precisaram se adaptar, o que ocasionou um aumento da sua complexidade. Aliados a essas circunstâncias, houve ainda um tendência à desverticalização dos meios de produção e oaparecimento de uma relativa instabilidade dos mercados. Sendo assim, foi necessário que as empresas se adaptassem à nova realidade, mantendo o foco nos resultados e a busca pela eficiência através de métodos como terceirizar parte de sua cadeia produtiva.

3. Para levar a efeito o Supply Chain Management – SCM é necessário superar os “trad-offs” existentes e atuar continuamente para que não “retornem” ounão surjam. Pode-se citar como “trad-off” o descompasso na capacidade de produção, inadequação no fluxo de mercado, e outras incompatibilidades entre fornecedor-cliente. Então explique:
a) O que vem ser tais “trad-offs”?
Tais “trad-offs” ocorrem a partir da escolha estratégica adotada pela organização, sendo um reflexo da mesma. Podemos explicá-los como sendo as consequências dessa estratégiaadotada nos diversos níveis produtivos. Em suma, trad-offs envolvem ações de perda ou ganho, o que implica que uma decisão seja feita com completa compreensão tanto do lado bom, quanto do lado ruim de uma escolha em particular.

O SCM considera tanto os “trad-offs” intra
b) Caracterize situações que exemplifique tais “trad-offs”.
Um exemplo do texto cita um fabricante que ofereça uma baixadisponibilidade e tempo de entrega inconsistentes, tende a forçar o atacadista a carregar mais estoque de segurança a fim de ser capaz de oferecer um nível aceitável de serviço para o varejista. Neste caso, um menor custo logístico para o fabricante seria alcançado às custas de outros membros do canal, resultando provavelmente numa cadeia de suprimento menos eficiente e eficaz
c) Indique ações desuperação em relação a alguns dos “trad-offs” relacionados na questão anterior.
A adoção de um sistema de processamento de pedidos automatizado em substituição a um sistema arcaico poderia permitir uma melhoria do nível de serviço, redução de estoque, redução nos custos de transporte e armazenagem, aceleração do ciclo de caixa e aumento do retorno sobre o investimento

4. “Considerando osenormes benefícios que podem ser obtidos com a correta utilização do conceito de SCM, surpreende verificar que tão poucas empresas o tenham implementado. (...) O SCM é uma abordagem que exige mudanças profundas em práticas arraigadas, tanto a nível dos procedimentos internos, quanto a nível externo, no que diz respeito ao relacionamento entre os diversos participantes da cadeia.”. p. 4.
a) Porque oautor do texto afirma ser uma ação de razoável, e até alta, complexidade e de dificuldade de implementação?
As técnicas gerenciais se encontram fixadas, estão vinculadas a uma cultura fortemente arraigada e arcaica, o que torna difícil a aplicação de modelos inovadores. O texto cita dois pontos principais que tornam mais difícil a aplicação do SCM sendo eles: a relativa novidade do conceito,...
tracking img