Resposta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (875 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CUIDADO TRANSPESSOAL NA ENFERMAGEM
( Dra. Jean Watson )

" Cuidar é o foco essencial na enfermagem "


Segundo Watson a igualdade e o relacionamento entre o enfermeiro eo paciente, é fundamental para ajudar na sua auto-confiança e na esperança de melhoras, para uma vida feliz e saudável.
A segurança que o enfermeiro faz transparecer com o paciente; a atenção com osfamiliares; a contribuição humana que cada profissional da área da enfermagem demonstra; ajuda a estabelecer a satisfação e o cainho com o enfermeiro.
Na visão de Watson os fatores da teoria seclassificam-se em conhecimentos ciêntificos e e do cuidado humano no qual está centrada no conceito de cuidar.Watson propõe uma filosofia e ciência centrada no cuidado,o que constitui o eixo da pratica de enfermagem.
O cuidado é mais que uma conduta ou umarealização da tarefa,pois envolve a compreensão exata dos aspectos da saúde e a relação interpessoal entre enfermeiro e cliente.
A teoria cuidado humano por Jean Watson surgiu entre 1975 e 1979, períodoem que lecionava na universidade do colorado,que tras o olhar para a lei do corpo fisico e atenção aos misterios espirituais e existentes na vida.
Watson afirma que a sua teoria tanto é ciência comoarte,e busca na interrelação de conceitos, uma ciência humana da enfermagem que evolui por meio da interação enfermeiro e cliente.Considera o cuidado humano transpessoal como o contato ao mundosubjetivo do enfermeiro e cliente, o qual tem o potencial de ir alem do fisico, material e mental.Watson tem se dedicado ao desenvolvimento da profissão da enfermagem nos ultimos 30 anos.
Apesar datransformação recente pela qual sua teoria passou, seus propósitos sempre focaram o cuidado da enfermagem, acima de tudo Watson acredita na fé no amor e na enfermagem.

"Teoria do Cuidado Humano"...
tracking img